Mundo

Consulado do Brasil em Zurique é vandalizado

Os ataques contra missões e escritórios brasileiros no exterior já se transformaram em uma nova realidade para o Itamaraty

Por DCM 23/09/2019 10h10
Consulado do Brasil em Zurique é vandalizado
Os ataques contra missões e escritórios brasileiros no exterior já se transformaram em uma nova realidade para o Itamaraty - Foto: Cláudio Schmid

Da coluna de Jamil Chade no UOL:

O consulado do Brasil na cidade de Zurique amanheceu pichado de cores vermelhas, às vésperas do encontro mundial na ONU sobre o clima, e com vidros quebrados. Os ataques contra missões e escritórios brasileiros no exterior já se transformaram em uma nova realidade para o Itamaraty.

Há poucas semanas, foi a embaixada do Brasil em Londres que foi alvo de atos de vandalismo. Antes, em Berlim, a embaixada do País já havia sido pichada em duas ocasiões, com frases de ataques a “fascistas”. Na Nova Zelândia, um escritório brasileiro também foi alvo de um ato.

Ao UOL, o Itamaraty confirmou há poucas semanas que medidas de segurança tinham sido tomadas em diversos postos pelo mundo, inclusive tendo em vista protestos que foram realizados às vésperas do G7.

Nas redes sociais, o conselheiro cantonal do partido populista suíço SVP, Claudio Schmid, comentou o que viu. “Havia grafite no prédio e no chão, e vidros quebrados estavam espalhados por toda parte”, relata Schmid, que publicou as fotos.