Economia

Gigante de viagens Thomas Cook quebra, e 600 mil turistas não têm como voltar para casa

Governo do Reino Unido terá que repatriar 150 mil britânicos, a maior operação de resgate do país em tempos de paz

Por Globo 23/09/2019 08h08
Gigante de viagens Thomas Cook quebra, e 600 mil turistas não têm como voltar para casa
Balcões de check-in da Thomas Cook no aeroporto de Gatwick, em Londres, estavam vazios nesta segunda-feira - Foto: Bloomberg

A histórica operadora de turismo britânica Thomas Cook declarou falência na manhã desta segunda-feira, o que obrigou as autoridades a iniciar uma operação de resgate sem precedentes para repatriar 600 mil turistas em vários países, que não têm como voltar para casa.

Na madrugada desta segunda-feira, as autoridades do Reino Unido começaram a organizar o retorno de 150 mil  turistas britânicos  de destinos como Bulgária, Cuba, Turquia e Estados Unidos, na maior operação de repatriação do país em tempos de paz, duas vezes maior à organizada há dois anos, com a falência da companhia aérea Monarch.

O plano de emergência do governo britânico recebeu o nome "Operação Matterhorn", referência a uma campanha de bombardeios dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

A empresa, pioneira das viagens turísticas, com 178 anos, negociou intensamente durante todo o fim de semana em busca de uma injeção de capital de 200 milhões de libras (quase US$ 250 milhões) de investidores privados para evitar o colapso. Mas as conversações fracassaram e a operadora encerrou as atividades.

"Apesar dos enormes esforços, as discussões não chegaram a um acordo entre os acionistas e aqueles que ofereciam um novo aporte de dinheiro", anunciou a empresa em um comunicado divulgado no domingo à noite. "Por isso, o conselho concluiu que não havia outra opção senão dar os primeiros passos para iniciar o processo de liquidação com efeito imediato", acrescentou a nota.