Saúde

Setembro Amarelo tem programação especial no Hospital Regional do Agreste

Ações de prevenção do suicídio foram realizadas na unidade

Por Assessoria 20/09/2019 15h03
Setembro Amarelo tem programação especial no Hospital Regional do Agreste
Setembro Amarelo tem programação especial no Hospital Regional do Agreste - Foto: Assessoria

O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, iniciou esta semana uma programação voltada para o Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção do suicídio. 

A proposta, segundo o diretor médico da unidade, Ulisses Pereira, é levar dicas, orientações, informações e até novas abordagens, como o uso de dinâmicas, para todos que trabalham, visitam ou são atendidos no hospital. “A iniciativa é necessária, visto que muitas doenças são relacionadas ao emocional”, comentou. 

Para a dinâmica no hospital foi instalado um mural, chamado de Reciprocidade, que consiste na prática de elogiar e cultivar o bem estar entre todos. Há ainda uma caixinha chamada "Psiu, já cuidou de você hoje?", que objetiva melhorar a relação interpessoal de todos os que frequentam o local, sejam eles da equipe ou pacientes. 

“Por mais incrível que possa parecer, um abraço tem um poder de cura, muitas vezes maior do que um remédio”, avaliou a coordenadora do Núcleo de Humanização, Eliane Félix. 

Segundo a psicóloga do HR, Morgana Lucio, através da fala (conversa, terapias) é possível diminuir o índice de suicídios. “Com apoio e cuidado com o colaborador podemos contribuir, ajudar a cuidar da sua saúde mental”, falou. 

De acordo com a especialista, em casos de tentativa de suicídio é necessário pedir ajuda ao profissional capacitado, no caso psicólogo ou até mesmo um psiquiatra. “O importante é não deixar a pessoa sem assistência”, avaliou. 

Na agenda, haverá também uma oficina terapêutica para os trabalhadores, marcada para o próximo dia 26. Um seminário com apresentação dos resultados está marcado para dia 30, no auditório do Hospital e deverá contar com a presença de convidados, palestrantes e do provedor do hopital, Geraldo Magela, um entusiasta das ações. “Cuidar da mente é mais que necessário, pois ela quem conduz nossas emoções e ações”, destacou.