Política

Professores reivindicam atualização do calendário de pagamento dos aposentados

Gratificação para recreador infantil também foi discutida durante a sessão

Por 7Segundos com Assessoria 19/09/2019 08h08
Professores reivindicam atualização do calendário de pagamento dos aposentados
Professores reivindicam atualização do calendário de pagamento dos aposentados - Foto: Assessoria

Durante uma audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (18) na Câmara de Vereadores de Arapiraca, o Núcleo do Sinteal Arapiraca discutiu o calendário de pagamento dos professores da ativa, aposentados e pensionistas. Nos últimos meses, o calendário acordado entre a categoria e o sindicato, não está sendo cumprido pela Prefeitura de Arapiraca.

O diretor do Sinteal Núcleo Arapiraca,  Paulo Henrique iniciou o debate defendendo que haja uma maior atenção por parte da administração municipal  para que os aposentados não tenham prejuízos com o atraso no calendário de pagamento. Segundo o diretor, a categoria tem contas a pagar e não pode ser penalizada por falta de atenção da administração municipal.

Paulo Henrique também manifestou a preocupação com o não pagamento do décimo terceiro salário para os aposentados, argumentando que se agora já se atrasa o pagamento, imagine o décimo terceiro salário.

Durante sua fala, o diretor do Sinteal defendeu que os recreadores infantil  possam receber uma gratificação como uma forma de incentivo a esses profissionais,   já que eles não podem ser enquadrados no quadro de professores.

O vereador Rogério Nezinho, Leo Satunino e Fabio Henrique  afirmaram que que não está havendo o menor interesse da administração municipal em atender as reivindicações do Sinteal, principalmente no que se refere aos professores aposentados, que tanto dedicaram suas vidas e que hoje, passam por situações difíceis com o atraso no calendário de pagamento.

Alguns professores que estavam presentes à audiência pública,  se pronunciaram, a exemplo da professora Juraci Pinheiro,  que afirmou não acreditar nas promessas da administração municipal. “ Dedicamos toda a nossa vida ao ensino da sala de aula e muitos de nós estamos sequelados em consequência de diversos de problemas de saúde que adquirimos durante todo esse tempo nas salas de aula. E agora somos humilhados com o atraso no pagamento dos nossos vencimentos”, desabafou a professora.  

A professora Micheline criticou as administrações anteriores do IMPREV, afirmando que órgão, serviu como a Casa da Mãe Joana, porém, e disse que dirigentes antigos, só queriam se beneficiar com o órgão.

O presidente do IMPREV, Valdson Cleber Bezerra, ao fazer uma explanação sobre a atuação do órgão, disse que tanto a administração munucipal como o IMPREV, tem interesse em resolver o problema e confirmou a existência de irregularidades em várias aposentadorias, detectadas em uma auditoria interna.

Ele garantiu ainda, que todos os esforços estão sendo feitos pelo prefeito Rogério Teófilo e o órgão, para encontrar as soluções desses problemas.

Por sua vez, a secretária de Articulação Política, Professora Graça, ao falar sobre os recreadores infantis, defendeu o incentivo através de uma gratificação na chamada compensação salarial com uma Função Gratificada (FG),  afirmando que é interesse do prefeito, resolver essas questões.

Ela descartou a possibilidade, conforme o presidente do Sinteal, havia manifestado a sua preocupação com o não pagamento do décimo terceiro salário, afirmando que não tem dúvida de que os aposentados receberão o dinheiro na data certa e concluiu dizendo,que tanto a administração municipal, quanto a própria Câmara Municipal, apoiam os professores em suas reivindicações.

A vereadora Gilvania Barros, ao falar sobre a unificação da Previdência Privada e Previdência Financeira, disse que é mais fácil resolver a questão dos recreadores com a gratificação sugerida nas discussões.

Segundo ela, tudo depende de boa vontade e isso está acontecendo com o prefeito Rogério Teófilo, que já tem manifestado o seu desejo em resolver os problemas apresentados pelo Sinteal.

No final, o presidente Jario Barros, disse que o Poder Legislativo, estava aberto para discutir todos os problemas da sociedade e conclamou o povo, a acompanhar as sessões do Legislativo, às terças e quintas-feiras, para acompanhar as atividades dos parlamentares.