Brasil

Quadro clínico evolui de forma 'muito positiva', e Bolsonaro irá à ONU, diz porta-voz

Na terça (17), Rêgo Barros havia dito que viagem dependia de avaliação a ser feita na sexta por médicos que operaram Bolsonaro

Por G1 18/09/2019 20h08
Quadro clínico evolui de forma 'muito positiva', e Bolsonaro irá à ONU, diz porta-voz
O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros - Foto: Reprodução/Internet

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou nesta quarta-feira (18) que o quadro clínico do presidente Jair Bolsonaro evoluiu de forma "muito positiva" e, com isso, Bolsonaro viajará para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A assembleia acontecerá na semana que vem, em Nova York (EUA). Nesta terça (17), Rêgo Barros havia dito que a viagem ainda dependia de avaliação, a ser feita na sexta (20) pelos médicos que operaram o presidente na semana passada. Mas, nesta quarta, o porta-voz afirmou que médicos da Presidência já avaliaram o quadro clínico de Bolsonaro.

"Hoje, o presidente teve um ótimo dia em termos clínicos. Pela manhã, esteve com o doutor Camarinha, inclusive tomou café com o doutor Camarinha, fez um circuito de cerca de mil metros dentro do pacote da fisioterapia, à tarde igualmente, mais mil metros. Temos convicção e eu afirmo: o presidente irá a Nova York", declarou Rêgo Barros.

Questionado, então, se o quadro clínico de Bolsonaro permite afirmar que o presidente irá para a Assembleia Geral, Rêgo Barros respondeu: "Eu afirmo 100% que ele vai a Nova York".

Como havia dito nesta terça que a avaliação médica seria feita na sexta, o porta-voz foi questionado sobre o porquê de a informação repassada ser diferente.

"O doutor Macedo vem na sexta, sim, para dar continuidade à avaliação do presidente. Mas hoje o sentimento a partir da análise da equipe médica do presidente é que não há mais dúvida com relação à confirmação da ida dele a Nova York. A evolução do presidente é muito positiva", respondeu.

Discurso

Ainda segundo Rêgo Barros, Bolsonaro está "construindo" o discurso que fará na Assembleia Geral. Tradicionalmente, cabe ao presidente do Brasil fazer o discurso de abertura.

De acordo com o porta-voz, o texto a ser lido pelo presidente visará esclarecer "de uma vez por todas" a "questão Brasil versus meio ambiente". O próprio Bolsonaro tem dito que irá defender a soberania dos países da região amazônica em decisões relacionadas à proteção da floresta.

Viagem a Dallas é cancelada

De acordo com a previsão inicial, informada pela Presidência nesta terça (17), Bolsonaro iria a Dallas (Texas) depois de participar da Assembleia Geral para se reunir com empresários do setor de tecnologia. Ao conceder entrevista coletiva nesta quarta, Otávio Rêgo Barros afirmou que a viagem foi cancelada, sem dar detalhes. "Houve, de ontem para hoje, a decisão de não irmos ao Texas", declarou.