Política

Ameaçada de cassação, Juíza Selma deve deixar PSL e entrar no Podemos

Senadora Selma Arruda prepara-se para trocar o PSL pelo Podemos

Por Poder 360 14/09/2019 16h04
Ameaçada de cassação, Juíza Selma deve deixar PSL e entrar no Podemos
Senadora PSL - Foto: Reprodução

A senadora Juíza Selma deixará o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, e deve se filiar ao Podemos, segundo integrantes do partido confirmaram ao Poder360. O martelo sobre a ida da senadora ao partido será batido na 3ª feira (17.set) para a filiação poder acontecer na 4ª feira (18.set).

A senadora ainda negocia os últimos detalhes com a sigla, entre eles, como seria sua atuação no Senado caso mudasse de legenda. Mas senadores do Podemos já dão como certa a ida da ex-juíza para o grupo.

O partido tem feito uma grande movimentação para aumentar sua bancada na Casa. Na semana passada, também anunciou a filiação do senador Reguffe (DF), que tinha passado 3 anos sem partido. Com isso, o Podemos foi a 10 senadores e se tornou a 2ª maior bancada no Senado, atrás apenas do MDB, que tem 13.

Selma foi convidada para o almoço na bancada do partido no Senado, que ocorre todas as quartas. Na sequência, às 14h, está previsto o anúncio da filiação de Selma.

A senadora vinha fazendo críticas ao PSL. Em entrevista à Folha de S. Paulo, afirmou que o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) gritou com ela pedindo para que não assinasse o pedido de criação da CPI da Lava Toga. Também ao jornal, afirmou que tem recebido pouco apoio público da sigla no momento em que está sendo acusada de Caixa 2 durante a campanha de 2018.

A ex-juíza está ameaçada de perder o mandato pela acusação. Em abril, o TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso) cassou o mandato da senadora Selma Arruda (PSL) por unanimidade.De acordo com o TRE-MT, Selma omitiu à Justiça Eleitoral gastos de R$ 1,23 milhão na campanha eleitoral do ano anterior.

A senadora recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se manifestou pedindo a cassação ao tribunal.