Política

Operação Casmurro: Renan afirma que Estado foi obrigado a contratar empresa acusada de fraude

Governador exime Estado de responsabilidade pela contratação da Bioética

Por 7 Segundos 12/09/2019 12h12
Operação Casmurro: Renan afirma que Estado foi obrigado a contratar empresa acusada de fraude
Governador responde sobre Operação Casmurro antes de solenidade em São Sebastião - Foto: Ewerton Santos / 7Segundos

Durante inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) no município de São Sebastião, na manhã desta quinta-feira (12), o governador Renan Calheiros Filho (MDB) afirmou que o Estado está preparado para contribuir com a Polícia Federal nos desdobramentos da Operação Casmurro. 

"O Estado de Alagoas foi obrigado pela justiça, através de uma sentença a contratar a empresa [Bioética]. Estava ocorrendo uma licitação e, durante o processo, a Justiça determinou a contratação da empresa, exatamente a mesma que é objeto da operação", declarou Renan Filho. Segundo ele, não havia outra opção a não ser cumprir a decisão judicial e contratar a Bioética. "Essa empresa que pratica chantagem, coloca os alunos contra o Estado, dificulta o transporte, recebe um valor, mas não repassa o mesmo valor ao motorista que está na ponta", completou.

Renan Filho declarou que não havia necessidade de a Polícia Federal deflagrar uma operação, porque o Estado estava preparado para prestar os esclarecimentos necessários, mas disse que os responsáveis pela fraude devem ser punidos. "Sou daqueles que acham que a investigação deve ser a mais profunda possível e se alguém for responsável, que pague pelos seus atos", ressaltou.

Ainda na entrevista coletiva, o governador chamou a atenção para a redução nos gastos com transporte escolar em seu governo. De acordo com ele, em 2014, o Estado gastou R$ 70 milhões, em valores corrigidos, e no ano passado, esse custo não ultrapassou R$ 35 milhões. Renanzinho disse ainda que, no início do mandato estimulou as prefeituras e municipalizarem o transporte escolar.

"O melhor para nós é mandar o recurso para o município, para que além de transportar os alunos dele, possam transportar os do Estado também. O prefeito conhece a rota, sabe quem é o motorista e onde moram os alunos e professores. Com isso, ele consegue fazer [o transporte escolar] mais barato, com mais qualidade e de maneira mais próxima. Hoje, o que fizemos foi comprar cem ônibus para Maceió, que permitiu retirar a empresa de lá, que era um problemaço. Agora vou comprar mais ônibus para doar aos municípios", anunciou.