Cidades

[Vídeo] Casas abandonadas em Junqueiro desde 2013, são ocupadas por sem-teto

Município afirma que tem processo para retomar obras

Por 7 Segundos 12/09/2019 07h07
[Vídeo] Casas abandonadas em Junqueiro desde 2013, são ocupadas por sem-teto
Casas estão inacabadas há seis anos e foram ocupadas por sem-teto - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

As residências não tem porta, janelas e nem vaso sanitário, também não estão ligadas à rede de energia ou de água, mas mesmo assim são a única opção para 41 famílias que ocuparam as construções inacabadas do conjunto que é conhecido como "50 Casas", no bairro Mutirão, em Junqueiro. Há pouco mais de duas semanas, sem-teto entraram nas casas e agora temem ser expulsos pela prefeitura.

"Nós não invadimos nada, as casas não tinham porta e nem janela. Tudo o que fizemos foi entrar. Eu não tinha para onde ir com a minha esposa e filhos. Era ou morar na rua ou vir para cá", conta Leandro Eduardo, um dos ocupantes das moradias inacabadas.

As casas começaram a ser construídas em 2013, mas a obra foi paralisada no mesmo ano e nunca mais foi retomada. Das 50 casas, nove delas não tem sequer telhado e por isso não foram ocupadas, ainda. "Aqui só servia para uso de droga, prostituição e para juntar lixo, agora pelo menos tem uma serventia que preste", afirmou o morador. Segundo ele, a falta de energia elétrica e de água faz com que as famílias recorram a velas e candeeiro e busquem baldes de água com moradores próximos. 

Além da situação precária das moradias, a reportagem do 7Segundos traz também uma entrevista com a secretária de Assistência Social do município, Silvânia Pereira. Ela afirma que o município entrou com uma ação e aguarda decisão judicial para poder retomar a construção das casas, por isso os ocupantes terão que deixar o local. De acordo com ela, o município tem outro projeto de construção de casas populares, que tem cerca de 300 famílias inscritas, algumas das quais atualmente ocupam o conjunto das 50 Casas.