Geral

“Se os Correios forem privatizados, agências do interior devem fechar”, afirma diretor sindical

Greve nacional por tempo indeterminado iniciou nesta quarta-feira (11)

Por 7Segundos 11/09/2019 10h10
“Se os Correios forem privatizados, agências do interior devem fechar”, afirma diretor sindical
Greve nacional por tempo indeterminado iniciou nesta quarta-feira (11) - Foto: João Henrique/7Segundos

O diretor sindical dos Correios de Alagoas James Magalhães, afirmou durante entrevista, que se o governo federal privatizar os Correios, a população é quem mais vai sofrer com essa medida.

A afirmação foi dita em frende à sede dos Correios em Arapiraca, localizada na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro da cidade, no primeiro dia da greve nacional.

A decisão foi tomada em assembleia dos trabalhadores na noite desta terça-feira (10) após a empresa se retirar das negociações de acordo coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

James Magalhães alertou que o processo de privatização vai induzir o empresariado a fechar as agências porque ele não vai ter interesse em manter os Correios em cidades pequenas que, não visão deles, não vai gerar lucro.  

“A primeira ação que deve ocorrer é o fechamento das agências em comunidades rurais e municípios pequenos. A população vai ter que se deslocar para cidades maiores para usar o serviço”, informou.

Em sua fala, Magalhães ressaltou a importância social dos Correios que está presente em todos os 5.570 municípios entregando correspondência nos lugares mais longínquos.

James Magalhães lembrou que desde a época do governo Michel Temer, e agora também no governo Bolsonaro, mais de 12 mil funcionários aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV) e não houve novas contratações.

“Em todo o pais tínhamos 127 mil funcionários, atualmente são 100 mil e a população já está sofrendo prejuízos com a qualidade dos serviços em função da redução do quadro de funcionários”, afirmou.

Um exemplo dessa precarização dos serviços da empresa em Arapiraca, foi o fechamento da agência que funcionava no bairro Primavera – o bairro mais populoso da cidade, os usuários precisam se deslocar até agência do Centro.  

Reivindicações

A classe reivindica o reajuste salarial pela inflação de 3,43%, a continuidade do percentual de férias em 70% e o pagamento de vales alimentação. A categoria também se coloca contrária à privatização dos Correios, defendida pelo Ministro da Economia Paulo Guedes (PSL).

Alysson de Oliveira, presidente do Sindicato dos Correios em Alagoas, lembra que a privatização da empresa pode afetar o serviço nos municípios do interior “Hoje, os Correios atendem 5.570 municípios no território nacional, e se esta vier a ser privatizada, a maior parte da população pode sofrer uma carência no serviço de entrega, já que temos uma concorrência das empresas privadas apenas em 600 municípios” afirmou.