Política

Complexo e Anexo l Tarcizo Freire realizam ações de prevenção ao suicídio

Programação iniciou nesta segunda (09) e segue até a próxima sexta (13)

Por Assessoria 10/09/2019 05h05
 Complexo e Anexo l Tarcizo Freire realizam ações de prevenção ao suicídio
Ações se estendem até sexta (13) em vários pontos da cidade - Foto: Assessoria

Durante essa semana, o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire juntamente com o Anexo l, estão promovendo ações públicas com a finalidade de alerta a população acerca da importância da prevenção ao suicídio. Uma programação especial foi preparada para o “Setembro Amarelo”, mês da campanha de prevenção ao suicídio.

Nesta segunda-feira (09), a ação aconteceu na Praça Luiz Pereira Lima, centro de Arapiraca. Uma equipe de profissionais composta por psicólogas, assistente social e enfermeiras realizaram orientações sobre a realidade do suicídio e panfletagem pela valorização a vida. 

A assistente social do Complexo, Roberta Jatobá falou da importância da ação para sociedade. “A população precisa ser alertada sobre esse tema tão delicado que é o suicídio. Todo dia, cerca de 30 brasileiros se suicidam e, para cada morte, há entre 10 e 20 tentativas. Então é preciso falar sobre o assunto. Como a própria campanha diz, falar é a melhor solução”.

A psicóloga do Anexo l, Tamara Cavalcante destaca a ação e ainda chama atenção para os sinais de alerta. “A ação é fundamental para que a gente possa quebrar tabus, estimular o diálogo e abrir os olhos para os sinais de alerta. Uma pessoa que pretende cometer suicídio demonstra algum sinal, como falar frases de alarme, mudanças inesperadas de comportamento, observar se a mesma passa a fazer uso de drogas. É preciso que a família, os amigos próximos, e os professores fiquem atentos a esses sinais, e o mais importante, não ter medo de falar sobre o assunto.”. 

Durante a atividade, também foram realizados teste de glicemia e aferição de pressão arterial.

O deputado estadual Tarcizo Freire (PP), marcou presença no evento e parabenizou a ação.  “O importante é debater com a população, levar o esclarecimento que mortes por suicídio podem ser evitadas, informar sobre ajuda profissional. Parabéns Complexo e Anexo pela inciativa”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 1,5 milhões de pessoas vão cometer suicídio até 2020.  
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

Próximos eventos do Setembro Amarelo:

Terça-feira 10/09 – Praça Pereira Magalhães (Praça das Cacimbas);
Quarta-feira 11/09 – Bosque das Arapiracas;
Quinta-feira 12/09 – Praça Do Abacaxi (Baixão);
Sexta-feira 13/09 – Garden Shopping.