Economia

Conheça o Litrômetro, monitor em tempo real do preço da gasolina em Maceió e Arapiraca

Informações são coletadas das notas fiscais emitidas pelos postos de combustíveis

Por Agência Tatu 09/09/2019 16h04
Conheça o Litrômetro, monitor em tempo real do preço da gasolina em Maceió e Arapiraca
Nova ferramenta permite acompanhar em tempo real os preços da gasolina - Foto: Divulgação/ Agência Tatu

Comprometida com a inovação e com o jornalismo de conteúdo à serviço da sociedade, a Agência Tatu lança o Litrômetro. A nova ferramenta permite acompanhar em tempo real os preços da gasolina praticados nos postos de combustíveis nas cidades de Maceió e Arapiraca, segunda maior cidade do Estado. Acesse aqui.

Na plataforma, é possível ver a evolução dos preços do combustível e saber se o valor médio aumentou, diminuiu ou se manteve estável em cada uma das cidades. Os usuários podem também verificar a variação dos preços mínimos e máximos praticados pelos mais de 100 postos diariamente.

As informações apresentadas pelo Litrômetro são coletadas diretamente das notas fiscais emitidas pelos próprios estabelecimentos comerciais e repassadas pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) por meio de uma API – interface que permite a coleta dos dados utilizando programação.

Os dados coletados pela ferramenta são filtrados, categorizados e armazenados automaticamente em uma base de dados. Estas informações atualizam de hora em hora os gráficos apresentados na página do Litrômetro.

A base de dados utilizada na plataforma é a mesma do aplicativo Abastece Maceió, também desenvolvido pela Agência Tatu, que informa os menores preços dos combustíveis da capital alagoana desde o final de 2018. Conheça.