Política

Alunos do Epial conhecem o funcionamento do Poder Legislativo

Eles foram à convite do vereador Dr. Fábio

Por Assessoria 06/09/2019 18h06
Alunos do Epial conhecem o funcionamento do Poder Legislativo
Alunos do Epial conhecem o funcionamento do Poder Legislativo - Foto: Divulgação

Um grupo de alunos da Escola Professora Izaura Antônia De Lisboa (Epial), do 3º C do Ensino Médio, em Arapiraca, estiveram na manhã desta sexta-feira (06), na Câmara Municipal de Arapiraca, a convite do vereador e primeiro secretário, Dr. Fábio, para conhecer o funcionamento de um Poder Legislativo.


O grupo, que integra o Projeto Iniciação Juvenil Apolítico (PJA), coordenado pelo Professor Adelson Honorato dos Santos, Letícia da Silva Marques, Pedro Miguel Alves Dulles, Rafael Ferreira Nunes, Bruno Vitor Marques e Rosiely Maria de Lima, conheceu todos os departamentos do Legislativo, na companhia do próprio vereador Dr. Fábio e Mônica Xavier, diretora de Apoio Administrativo, que explicaram todo o funcionamento, desde a entrada de pedido de Audiências Pública e Tribunas Livres, até a elaboração dos projetos, indicações, requerimentos e moções.

No plenário, os estudantes conversaram com o vereador Dr. Fábio, que explicou em detalhes como  se realiza uma sessão, até os trâmites dos projetos oriundos do executivo. Os estudantes fizeram uma espécie de sabatina com o vereador, onde queriam saber quais as atribuições dos vereadores.

Com o Regimento Interno da Casa e a Lei Orgânica do Município, Dr. Fábio, deu a oportunidade aos  alunos de conhecer detalhadamente, o funcionamento da Câmara Municipal de Arapiraca. “Ficamos contentes em podermos conhecer o funcionamento de uma Câmara Municipal, onde só acompanhávamos através da televisão ou da internet”, afirmou um dos alunos, que a todo momento, indagava o vereador sobre algo que ouvira falar, mas nunca teve a oportunidade de obter uma resposta convincente.“A gente acompanha algumas coisas pela televisão, mas de perto é tudo diferente. Entrar aqui é muito interessante, pois podemos aprender coisas que não são vistas na escola”, comentou outro estudante.

Para o Professor Adelson Honorato dos Santos, esta foi uma oportunidade impar, onde os alunos tiraram suas dúvidas e questionaram sobre a atuação dos vereadores em seu município.


“É muito importante que cada um de vocês já saiba o que estamos fazendo aqui. Infelizmente ainda há muito desconhecimento do que um vereador faz pela comunidade, queremos plantar uma semente para resultados positivos no futuro”, destacou Dr. Fábio. “Nós precisamos do envolvimento da sociedade neste processo de construção de um ambiente político que de fato, represente a sociedade”, concluiu o vereador.