Saúde

"Dr. Saúde" tem registro médico cassado e deixa pacientes com sequelas em Arapiraca

Pacientes chegaram a perder o movimento das pernas com tratamento duvidoso e medicação contraindicada

Por 7 Segundos 06/09/2019 08h08
'Dr. Saúde' tem registro médico cassado e deixa pacientes com sequelas em Arapiraca
Neurocirurgião Carlos Carvalho, o dr. Saúde - Foto: Redes sociais /Reprodução

O neurocirurgião Carlos Roberto Teixeira de Carvalho, que atende na clínica Dr. Saúde, na rua Boa Vista, em Arapiraca, teve o registro médico cassado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) após deixar sequelas em pacientes submetidos a um tratamento duvidoso na coluna. A informação foi confirmada pelo conselheiro federal do CFM em Alagoas, Emanuel Fortes.

Segundo ele, a cassação do registro confirmou a decisão tomada pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, estado de origem do médico, que é mais conhecido como Carlos Roberto ou Carlos Carvalho. O neurocirurgião mantinha a clínica Dr. Saúde na capital carioca e após ser alvo de investigações e ações judiciais que o acusavam de cometer erros médicos, e também de uma reportagem veículada no Fantástico com ex-pacientes, ele resolveu sair do Rio e se estabeleceu em Arapiraca, onde abriu uma clínica.

Apesar de ele ter perdido o registro e ser proibido de atender pacientes, a clínica Dr. Saúde em Arapiraca continua com as portas abertas. As atendentes informam que o médico precisou passar por uma cirurgia no Rio de Janeiro em decorrência de um problema de saúde e que estará fora pelo menos até a próxima semana. Elas informaram que estão pegando os contatos dos interessados e, assim que o médico autorizar, irão retornar para fazer a marcação da consulta. Elas também fizeram propaganda do tratamento oferecido, que promete acabar com as dores da coluna em apenas duas horas, após uma única sessão.

A promessa tentadora atraiu muitos moradores de Arapiraca e de municípios vizinhos. Entre elas uma paciente, que foi ouvida pelo 7Segundos na condição de que o nome dela não será divulgado. Ela chegou a ficar uma semana sem conseguir andar e mesmo hoje, mais de quatro meses após interromper o tratamendo com o médico Carlos Carvalho, ainda tem dificuldades de locomoção e sofre com outros efeitos da medicação passada pelo médico.

A mulher denunciou o caso à Polícia Civil, que abriu inquérito para investigar o caso, e conta que tem conhecimento sobre mais dois pacientes que também ficaram com sequelas decorrentes do tratamento, um deles, que mora em um município vizinho, não consegue andar há meses. "Eu fazia tratamento com outro médico até que ouvi de uma pessoa que ele era muito bom para tratar com pessoas com problemas de coluna. Fui ao consultório e eles disseram que, após uma sessão do procedimento, a dor passava duas horas depois. Como já vinha sofrendo há muito tempo com o problema, resolvi fazer", conta.

Efetuado o pagamento, ela foi levada sozinha para o consultório, porque a amiga que a acompanhava foi impedida de entrar, e o neurocirurgião usou uma seringa para aplicar uma substância desconhecida em sua coluna, procedimento chamado pelo médico de "bloqueio da dor". Em seguida, ele entregou uma receita com cinco medicamentos que a paciente deveria tomar durante 30 dias.

"Mostrei a receita para pessoas conhecidas que são da área de saúde e elas ficaram abismadas, porque os remédios tinham o efeito completamente contrário do que pretendia. Eu acreditei porque a minha situação só piorava e não conseguia mais andar. Parei de tomar os remédios e procurei outros médicos, que também acharam absurdos os remédios que o dr. Saúde passou. Eles disseram que eu poderia ter ficado paraplégica para o resto da vida", conta.

Com a cassação do registro no CFM, Carlos Carvalho está proibido de atender pacientes. Ele poderá até mesmo ser preso por exercício ilegal da profissão se atuar como médico. No consultório Dr. Saúde, as atendentes informaram que só será possível fazer contato com ele quando retornar a Arapiraca.