Política

Estado tem projeto ambicioso para aumentar IDEB de Alagoas

Governador quer colocar Alagoas no topo da Educação

Por 7 Segundos 03/09/2019 07h07
Estado tem projeto ambicioso para aumentar IDEB de Alagoas
Estudantes fizeram apresentação durante reinauguração de escola - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

Durante visita a Arapiraca para inaugurar a reforma de um escola, Renan Filho (MDB) revelou para a imprensa que tem um grande plano para colocar Alagoas no topo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O governador e o vice, Luciano Barbosa (MDB) querem que a gestão fique marcada como a que trouxe mais avanço para a Educação.

"Quando assumimos, Alagoas estava em último lugar do país, no nível Médio. Cinco anos depois, subimos para a décima sexta posição de 17 [no Ideb] e este ano queremos estar entre os 10 [Estados com a melhor avaliação no Índice]. Para então, entre 2021 ou 2022, colocar Alagoas no topo da Educação", afirmou Renan Filho.

Para alcançar essa meta, o governador afirma que, durante sua gestão mais de 200 escolas foram recuperadas. "Isso é um passo para melhorar a qualidade da Educação. Estamos investindo também em equipamentos pedagógicos, na formação dos professores, no método da Escola 10, para que junto com a recuperação e construção de escolas, o ensino em tempo integral e a construção de ginásios esportivos, que estimulam as crianças e adolescentes a praticarem atividades f´ísicas e esportes. Todos esses são os passos rumo a uma Educação de qualidade", acrescentou.

A afirmação do governador foi feita para a imprensa antes da solenidade da reinauguração da Escola Estadual dr. José Tavares, no bairro Baixa Grande, na manhã desta quarta-feira (28) em Arapiraca. A unidade escolar, fundada em 1987, foi completamente restaurada. Além do revestimento cerâmico e aparelhos de ar condicionado nas salas de aula, o pátio foi coberto, foram construídos novos banheiros, uma sala de leitura, uma nova cozinha e um estacionamento para os professores. Além disso, problemas de infiltração nas paredes e na parte elétrica também foram resolvidos.

Para a imprensa, o governador falou também sobre o programa Ronda do Bairro, que deve ser ampliado para outros municípios, incluindo Arapiraca. "É um sucesso, tanto que Arapiraca também quer. Nós próximos meses vamos chamar mais 500 concursados da PM e esse novo efetivo poderá ampliar o Ronda no Bairro e Arapiraca vai ser uma das contempladas", afirmou Renan Filho, que disse ainda que pretende criar o Ronda Escolar e o Ronda Maria da Penha.

Renan falou ainda sobre o acúmulo de veículos na rodoviária e na Central de Polícia de Arapiraca. Segundo ele, a solução mais rápida seria locar um ou mais galpões para armazenar esses veículos, mas ele planeja outra alternativa. "Alguns desses veículos tem mais valor de muilta do que de mercado e por isso o proprietário não vai querer mais. Não tem galpão que dê para manter esses veículos e o custo disso é muito alto. Por isso estamos tentando aprovar uma lei para o caso em que a multa tiver maior valor que o de mercado, o Estado possa prensar o veículo e vender para um ferro-velho. O dinheiro arrecadado vai para um fundo e, se o proprietário procurar a justiça para reaver o veículo, usamos o dinheiro desse fundo", explicou.