Polícia

SSP concede entrevista coletiva sobre operação que resultou na morte de nove assaltantes

Coletiva será às 11h na sede da SSP, em Maceió

Por 7Segundos 03/09/2019 07h07
SSP concede entrevista coletiva sobre operação que resultou na morte de nove assaltantes
Fiat Idea usado pelos assaltantes durante tentativa frustrada de assalto a agência do BB no Agreste - Foto: Ewerton Silva / 7Segundos

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), concede, a partir das 11h, uma entrevista coletiva na sede do órgão, em Maceió. Na pauta, o processo investigativo e a ação policial realizados nesta segunda (02), no Agreste, que resultaram na morte de nove assaltantes. A ficha criminal dos assaltantes também deve ser apresentada durante a coletiva. 

A operação policial denominada "Apocalipse" foi realizada por mais de 40 policiais civis e militares que integram o Deic, Bope e Patrulhamento Aéreo.  O nome Apocalipse foi escolhido em alusão ao sinônimo da palavra  que é "revelação".  Os trabalhos de investigação revelaram que a quadrilha pretendia explodir três agencias bancarias. A quadrilha também planejava atacar a base policial dos municípios e usar reféns para empreender fuga.  

Dos nove assaltantes que morreram em confronto com as equipes policiais, cinco estavam  em uma pick up Saveiro de cor branca com placa de  Pernambuco (PCW 3485/PE).

Ao avistarem as equipes do Bope na rodovia Eles foram AL 115, no município de Girau do Ponciano, os cinco ocupantes do veículo, de acordo com a PM, efetuaram disparos de arma de fogo e empreenderam fuga por uma estrada vicinal.

Após intenso tiroteio e perseguição policial, os assaltantes desceram do veículo e continuou a troca de tiros. Os cinco assaltantes foram feridos e encaminhados ao Hospital de Emergência do Agreste, mas não resistiram à gravidade dos ferimentos e morreram. São eles : João Paulo da Silva,  45; José Humberto Brasileiro, 44; Bruno Santiago,34; Raphael de Oliveira Silva, 35 e Talyson de Moura, 19.  

Os outros quatro assaltantes que tombaram estão sem identificação. Dois deles também deram entrada no HEA e os outros dois foram encaminhados a unidade hospitalar de Girau do Ponciano.