Meio ambiente

75% dos brasileiros concorda que Amazônia corre riscos e que o interesse estrangeiro é legítimo, afirma Datafolha

Total de 2.878 pessoas de 175 municípios foram ouvidas pelo instituto de pesquisa

Por G1 01/09/2019 12h12
75% dos brasileiros concorda que Amazônia corre riscos e que o interesse estrangeiro é legítimo, afirma Datafolha
Queimadas na Amazônia ganham repercussão na imprensa internacional - Foto: José Cruz/Agencia Brasil

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (1º) mostra que, para 75% dos brasileiros, o interesse estrangeiro na Amazônia é legítimo e a floresta corre riscos. Ainda de acordo com o levantamento, 66% dos entrevistados afirmam que o Brasil deveria aceitar dinheiro de outros países para combater o desmatamento na região.

A pesquisa apresentou três frases sobre quem deve administrar o bioma no país, os entrevistados precisavam escolher a que concordava mais. 40% disse que a Amazônia "deve ser totalmente administrada pelo Brasil". Por outro lado, 35% concorda que a administração deve ser do Brasil, mas "deve ouvir também governos e entidades internacionais".

O desempenho do governo Bolsonaro para combater a devastação e as queimadas na Amazônia é visto como ruim ou péssimo por 51%. A pesquisa ouviu 2.878 pessoas com mais de 16 anos em 175 cidades brasileiras, nos dias 29 e 30 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo a pesquisa, 57% dos entrevistados concordam totalmente que o interesse de outros países na Amazônia é legítimo pois ela é importante para todo o planeta e corre riscos. Outros 19% concordam em parte, 13% discordam totalmente, 8% discordam em parte, e 3% deram outras respostas.

O Datafolha também perguntou se o Brasil deveria aceitar dinheiro estrangeiro contra o desmatamento na Amazônia, e 66% disseram que sim, deveria. Para 30%, não deveria, e 3% não souberam responder. A oferta de ajuda financeira da França e de outros países que compõem o G7 desencadeou uma crise diplomática protagonizada pelos presidentes Jair Bolsonaro e o francês Emmanuel Macron.

O governo brasileiro inicialmente recusou o apoio de US$ 20 milhões (cerca de R$ 83 milhões), e Bolsonaro questionou o interesse do presidente francês na Amazônia. Depois, afirmou que Macron teria que pedir desculpas a ele antes de o Brasil decidir se aceitará ou não o dinheiro.

A pesquisa Datafolha também quis saber a opinião dos brasileiros sobre o desempenho do presidente Jair Bolsonaro no combate ao desmatamento e às queimadas na Amazônia. Para 51%, a gestão do presidente no assunto está sendo ruim ou péssima. Por outro lado, 25% consideram o desempenho de Bolsonaro ótimo ou bom. Outros 21% acham regular, e 3% não sabem responder.