Brasil

Bolsonaro vai ser operado de hérnia que surgiu perto de cicatriz de facada

Será a quarta cirurgia que ele será submetido e ficará 10 dias afastado

Por G1 01/09/2019 13h01
Bolsonaro vai ser operado de hérnia que surgiu perto de cicatriz de facada
Jair Bolsonaro - Foto: divulgação

Jair Bolsonaro (PSL) passará por uma nova cirurgia no abdome, a 4ª desde a facada sofrida por ele durante a campanha eleitoral de 2018.

Segundo o Palácio do Planalto, o objetivo é corrigir uma hérnia (saliência de tecido) surgida no local das intervenções anteriores.

A operação é de médio porte e será feita Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, de acordo com o médico Antonio Luiz Macedo, que atendeu o presidente após o atentado ocorrido há quase 1 ano.

"Abrimos três vezes no mesmo lugar. Enfraqueceu", explicou o médico.

A hérnia tem 6 centímetros e está localizada na parede abdominal, perto da cicatriz da facada. De acordo com a equipe médica, o pós-operatório vai levar cerca de uma semana.

Pelas redes sociais, o presidente disse que deve ficar afastado por aproximadamente 10 dias.

"Agora em São Paulo com os Drs. Macedo e Leandro [Echenique, cardiologista]. Pelo que tudo indica curtirei uns 10 dias de férias com eles brevemente. Bom dia a todos", escreveu Bolsonaro em suas contas no Facebook e no Twitter.

Bolsonaro foi avaliado pelos médicos pela manhã, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. De lá, seguiu de helicóptero para o Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus, onde onde participou de um culto e de uma reunião privada, e visitou um jardim. Ele deve voltar para Brasília no fim da tarde.

O presidente foi esfaqueado em 6 de setembro do ano passado, durante a campanha eleitoral, em Juiz de Fora durante campanha eleitoral para a presidência. De lá para cá, passou por três cirurgias. O autor do atentado foi internado por tempo indeterminado em um manicômio judicial.