Saúde

Sem campanha: unidades de Arapiraca já estão abastecidas de vacinas contra o Sarampo

Apesar de não estar programada campanha, doses podem ser obtidas nos postos

Por 7Segundos 26/08/2019 18h06
Sem campanha: unidades de Arapiraca já estão abastecidas de vacinas contra o Sarampo
Campanha de vacinação contra a gripe - Foto: Agência Brasil

Apesar da confirmação de um caso de sarampo em Maceió, e da gravidade da doença, que pode ser fatal ou provocar sequelas, não há previsão de campanha de vacinação contra a doença em Arapiraca. Mas, de acordo com a assessoria da Secretaria de Saúde, mais doses da vacina foram recebidas e estão disponíveis para a população.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) divulgou uma nota informando que, além dos grupos previamente divulgados, a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, o grupo etário de 6 a 11 meses vai tomar uma dose extra, chamada de "dose zero", além do esquema básico. Para atender o aumento da demanda, o Ministério da Saúde sinalizou com o envio de mais lotes de vacina.

Mesmo que não seja realizada uma campanha nacional de imunização, os municípios devem atender todas as pessoas que buscarem pela vacina.  Além da dose zero, devem as crianças devem ser ser imunizadas com duas doses, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses. Quem tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose da vacina, deve tomar apenas a segunda dose. Quem perdeu o cartão ou não lembra de ter sido imunizado, deve tomar duas doses da vacina, se tiver entre 1 e 29 anos, ou apenas uma dose, se tiver entre 30 e 49 anos. A vacina é contraindicada para mulheres grávidas. 

Em Arapiraca, de acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, as unidades de saúde estão abastecidas para atender a demanda. As salas de vacinação funcionam nos postos de saúde de segunda a sexta-feira. Durante os finais de semana, a imunização pode ser feita nos Centros de Saúde.