Geral

Queimadas na Amazônia ganham repercussão na imprensa internacional

A hashtag #PrayforAmazonas ocupa o primeiro lugar nos trending topics mundiais

Por Carta Capital 22/08/2019 09h09
Queimadas na Amazônia ganham repercussão na imprensa internacional
Queimadas na Amazônia ganham repercussão na imprensa internacional - Foto: José Cruz/Agencia Brasil

Um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta quarta-feira 21 é a Amazônia. A região que concentra a maior floresta tropical do mundo está passando por uma crise decorrente das diversas queimadas que estão destruindo a mata. A hashtag #PrayforAmazonas ocupa o primeiro lugar

Seria comum a intensificação das queimadas nesta época do ano? A resposta é não. De janeiro a agosto, as queimadas na Amazônia brasileira dobraram em relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2019, mais de 53 mil focos foram registrados no Norte do País e em parte do Maranhão. Em 2018, esse número foi de 26,5 mil. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Além disso, as queimadas na região seguem tão intensas que as cinzas chegaram até a cidade de São Paulo e encobriram o céu da capital na segunda-feira 19. Por volta das 15 horas, já era noite na maior metrópole brasileira. Meteorologistas confirmaram que uma frente fria em união a um corredor de fumaça, causado pelas queimadas que estão ocorrendo na região amazônica, no Paraguai e na Bolívia, foram os causadores do fenômeno.

Tanto o presidente Jair Bolsonaro quanto o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, relativizaram a gravidade do fato. Bolsonaro culpou as ONGs que perderam investimento federal de estarem colocando fogo propositalmente para prejudicar o governo, e o ministro afirmou que tudo não passa de fake news e que as matérias sobre as queimadas são sensacionalistas.

Tanto as queimadas quanto as diretrizes tomadas sobre o assunto ganharam as manchetes dos principais portais de notícia do mundo. “Amazônia queima de forma recorde” noticia a CNN espanhola.

O jornal americano The Washigton Post noticiou o que aconteceu na cidade de São Paulo e ligou o fato aos incêndios da Amazônia. “Fumaça mergulha São Paulo na escuridão repentina, frustrando a maior cidade do hemisfério ocidental“, escreveu o jornal. 

“Incêndios florestais estão queimando ao redor do mundo. O mais alarmante é na floresta amazônica“, escreveu o portal de notícias americano Vox. O site traz dados que mostram o aumento das queimadas neste ano e cita o descaso de Bolsonaro com o assunto. “Este desmatamento tem importantes consequências regionais”, escreve o Vox.

Na Alemanha, diversos jornais noticiaram o que está acontecendo com a floresta amazônica. A Deutsche Welle fez um levantamento com toda a repercussão do caso no país comandando por Angela Merkel, que recentemente decidiu suspender o repasse de recursos para o Fundo Amazônia por ser contra as políticas adotadas por Jair Bolsonaro.