Geral

[Vídeo] Justiça dá celeridade a processos de violência doméstica em Arapiraca

Comarca também promove circuito de palestras

Por 7Segundos 16/08/2019 18h06
[Vídeo] Justiça dá celeridade a processos de violência doméstica em Arapiraca
Justiça dá celeridade a processos de violência doméstica em Arapiraca - Foto: Reprodução vídeo

No Agosto Lilás, mês de aniversário da Leia Maria da Penha e dedicado a prevenção da violência contra mulher, a Comarca de Arapiraca promove a Semana da Justiça Pela Paz, um circuito de um palestras e ações de conscientização.

A semana será dedica a dar celeridade a processos de violência doméstica. No Juizado da Mulher da Comarca, foram pautadas 60 audiências, de 19 a 22 deste mês

Na abertura da semana, no Juizado, haverá a oferta de serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, exame de glicemia e teste rápido de HIV.

No dia 21, ocorrerá uma ação na Comunidade Mangabeiras, em Arapiraca. No local vivem cerca de 800 famílias socialmente vulneráveis. Haverá palestra e a presença de integrantes da rede de proteção à mulher. O evento terá ainda serviços de saúde e beleza, animadores para as crianças e sorteios.

Para o juiz Alexandre Machado, toda sociedade precisa estar atenta ao tema e denunciar.

“Nossa ideia é levar essa informação, apresentar essa rede de proteção. Também estar mais próximo da comunidade porque a sociedade tem importância no enfretamento a violência doméstica”, disse.

Como identificar

Alexandre Machado contou ainda que os casos mais chegam ao juizado envolvem violência física, porém há outros tipos violência como: patrimonial, moral e sexual

“Por exemplo, uma mulher tem cartão de bolsa família ou de um cartão bancário, isso é violência patrimonial. Em muitos casos, a mulher não sabe que está sofrendo e a sociedade precisa ajudar”, explicou.