Arapiraca

7SEGUNDOS completa 8 anos na liderança do webjornalismo em Alagoas

Portal de notícias começou em Arapiraca, já conquistou Capital e Costa dos Corais e vai expandir para Zona da Mata

Por 7 Segundos 16/08/2019 12h12
7SEGUNDOS completa 8 anos na liderança do webjornalismo em Alagoas
7Segundos: oito anos fazendo história na comunicação alagoana - Foto: 7Segundos

Oito anos atrás, a ideia de colocar no ar um portal de notícias genuinamente de Arapiraca parecia arriscado. O webjornalismo em Alagoas já estava consolidado, mas os internautas do interior sentiam falta de uma cobertura jornalística mais completa dos acontecimentos locais. Quando a parceria entre o empresário Júnior Alexandre e o radialista Ângelo Farias saiu do papel e o 7Segundos foi criado, em 16 de agosto de 2011, muitos não acreditavam que o projeto teria futuro e alcançaria os resultados almejados.

Hoje, os números e os fatos demonstram o contrário. O 7Segundos teve mais de 15 milhões de páginas visualizadas em 2018, número que deve ser ultrapassado até o final de setembro. A grande aceitação do público de Arapiraca e municípios vizinhos levou o portal a se desenvolver de maneira inversa dos outros veículos de comunicação alagoanos, que nasceram em Maceió e só depois passaram a manter correspondentes ou equipes em Arapiraca. 

"Naquela época, a gente percebeu que havia a necessidade de um portal de notícias local porque o que existia em Arapiraca eram sucursais de veículos de comunicação de Maceió. Quando decidimos lançar o site, já tínhamos a visão de que poderíamos expandir para outras regiões e, por isso, escolhemos um nome que auxiliasse nesse processo", afirmou Ângelo Farias.

Há três anos, o 7Segundos chegou a Maceió e, no ano passado, a Maragogi, proporcionando cobertura jornalística dos fatos que acontecem na região da Costa dos Corais. Nestes oito anos, o portal se consolidou também nas redes sociais, já foi correspondente da TV Ponta Verde e foi uma das pioneiras em Alagoas em webTV, hoje fazendo transmissões em HD. O site também foi um dos primeiros do interior a integrar o UOL e se expandiu para o rádio, com o programa Na Mira da Notícia, que assim como o portal, nasceu em Arapiraca e depois seguiu para Maceió. E não para por aí: o próximo passo é levar o portal para o município de União dos Palmares e expandir a cobertura local para toda região da Zona da Mata. 

"Tem uma frase do empresário Jorge Paulo Lemann que diz: 'pense grande, mas comece pequeno'. É esse lema que seguimos, de ser grande, ser o melhor, mas dando um passo de cada vez. Foi assim que conseguimos ser um dos maiores, senão o maior portal de notícias de Alagoas, principalmente em área de abrangência. Conseguimos isso aos poucos, galgando e ocupando os espaços com integridade e credibilidade. Atualmente, enquanto vários grupos de comunicação passam por crise, nós estamos na contramão e crescendo. Não é fácil. É necessário ter coragem e alcançar credibilidade para alcançar isso", ressaltou Júnior Alexandre.

Quando começou, o 7Segundos funcionava em uma pequena sala no piso superior de um estabelecimento comercial no Centro de Arapiraca. Com o desenvolvimento do site e a ampliação da equipe, passaram para uma sala maior em um prédio da rua Boa Vista, algum tempo depois, para uma sede própria e atualmente funciona no Arapiraca Garden Shopping, onde além da redação do site, funciona também um estúdio da TV 7Segundos, que transmite programas pelas redes sociais. Nesse período, muitos jornalistas e profissionais de comunicação passaram pelo veículo e deram a sua contribuição.

"Vi essa empresa ainda como projeto embrionário e dando os primeiros passos. Dois anos depois, integrei a equipe de Arapiraca e o webjornalismo era uma novidade para mim. Tudo que aprendi nesse campo devo ao 7Segundos. Saí há três anos para outro desafio, mas continuei acompanhando e sempre torci para o sucesso da empresa. Retornei no ano passado e fiquei empolgada ao ver o estúdio de TV, outro avanço desse projeto audacioso. Tudo isso foi possível porque o nosso editor geral, Ângelo Farias, tem visão de águia nos assuntos relacionados ao jornalismo e comanda a equipe com equilíbrio, afetuosidade e respeito, e pelo Júnior Alexandre ser esse empreendedor nato, que enxerga oportunidades onde outros não conseguem ver", relata a jornalista Vilceia Melo.