Celebridades

Saiba o que é a harmonização facial, processo que conquistou os famosos

O objetivo é deixar o rosto em harmonia

Por 7Segundos 16/08/2019 11h11
Saiba o que é a harmonização facial, processo que conquistou os famosos
Saiba o que é a harmonização facial, processo que conquistou os famosos - Foto: reprodução

A harmonização facial vem conquistando cada vez mais brasileiros. A técnica é considerada menos invasiva que uma cirurgia plástica tradicional e já conquistou artistas como Alok, Joelma, Diego Hypólito e Gretchen. O procedimento pode ser feito em várias partes do rosto e é comum ver famosos que fizeram o preenchimento no maxilar, maçã do rosto, queixo, dentes, gengiva, lábios, expressão facial, função muscular facial, marcas de expressão e outros.

O objetivo, como o próprio nome diz, é deixar o rosto em harmonia, de forma mais simétrica. A técnica pode ser realizada por homens e mulheres. Mas antes é preciso saber quais os pontos a serem melhorados no rosto. Para isso, é necessária a avaliação de um profissional da área.

Confira abaixo as técnicas mais buscadas:

Ácido deoxicólico

O ácido deoxicólico é muito utilizado para a redução da papada. O procedimento é considerado mais seguro e menos invasivo, além de ter um menor custo quando comparado a uma lipoaspiração de papada.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico costuma ser usado tanto para o preenchimento labial quanto para a correção de marcas de expressão como o “bigode chinês”, por exemplo, e as olheiras profundas.

Além disso, o ácido hialurônico também pode ser aplicado para o contorno da mandíbula e até na rinomodelação (mudança no formato do nariz). Em ambos os casos, o intuito é dar uma nova definição a estas partes do rosto.

Bichectomia

Apesar de ser um procedimento mais invasivo, a bichectomia também pode ser realizada na harmonização facial. A técnica consiste em reduzir o volume das bochechas, garantindo maior definição ao rosto.

Toxina botulínica (botox)

A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, também não fica de fora. Ela auxilia no relaxamento dos músculos, reduzindo marcas e dando maior equilíbrio ao rosto como um todo.

A técnica é muito utilizada para amenizar as linhas de expressão e também pode ser usada para levantar as sobrancelhas e corrigir o ângulo do rosto.

Lifting facial

O lifting facial – ou, tecnicamente falando, ritidectomia – é muito procurado para a remoção de rugas. O procedimento é realizado por um cirurgião plástico e busca o rejuvenescimento do rosto.

Rinomodelação

Diferentemente da rinoplastia – tratamento cirúrgico de todas as alterações estéticas do nariz –, a rinomodelação é uma abordagem não cirúrgica para modificar aspectos estéticos do nariz.

Na rinomodelação o ácido hialurônico costuma ser aplicado no nariz por meio de seringas com agulhas. O resultado é surpreendente, mas, segundo especialistas, o procedimento dura, normalmente, um ano. Após este período, é preciso reaplicar o ácido.

Riscos e cuidados com os procedimentos

Todos os procedimentos utilizados para a harmonização facial têm riscos. Os principais estão relacionados a aplicação incorreta dos produtos. Caso o ácido seja aplicado no lugar errado ou em quantidade acima da permitida, pode haver complicações. Por isso, especialistas reforçam que os procedimentos devem ser realizados em hospitais, junto a uma equipe médica e com estrutura preparada.

Estudos apontam que essa proximidade com os famosos e as redes sociais está despertando cada vez mais o interesse pela imagem. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), nos últimos dez anos houve um aumento de 141% no número de procedimentos entre jovens de 13 a 18 anos. O número preocupa, já que neste período os adolescentes ainda não possuem maturidade suficiente para compreender a mudança.

Por isso, muitos especialistas recomendam que os pais colaborem para a manutenção do bem-estar dos filhos, com o objetivo de adiar ao máximo os procedimentos mais evasivos. Geralmente nesta idade o que mais incomoda os jovens é o rosto, logo, pequenos cuidados com a pele já podem melhorar a relação deles com o próprio corpo. Separamos algumas dicas de como colaborar com essa melhora.

1) A limpeza da pele é o primeiro passo na rotina de cuidados

Especialistas afirmam que higienizar a pele é muito importante. Ao acordar e à noite, é ideal usar um sabonete específico, seguido de tônico ou água termal. Uma vez por semana é importante fazer uma limpeza mais profunda utilizando um vaporizador facial e esfoliantes que removem células mortas.

2) A melhor amiga do corpo é a hidratação

Muitos problemas de flacidez e falta de viço na pele se dão devido à desidratação. Além do uso de cremes específicos para mãos, pés e corpo - desenvolvidos para atender as necessidades de cada área especificamente -, é importante ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Beber líquidos, principalmente água, favorece a eliminação de toxinas.

3) Proteger a pele dos efeitos do sol é primordial na prevenção do câncer de pele

A pele deve ser protegida diariamente contra os raios UVA e UVB, responsáveis pelo envelhecimento precoce, surgimento de manchas, dermatites, sardas, flacidez e até mesmo o desenvolvimento do câncer de pele. O FPS mínimo indicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é igual ou superior a 30, além disso, o produto deve ser reaplicado a cada duas horas.