Saúde

Arapiraca: após caso de sarampo, Sesau realiza prevenção e descarta vacinação em massa

Secretaria Municipal alerta que não há motivos para pânico

Por 7Segundos 12/08/2019 18h06
Arapiraca: após caso de sarampo, Sesau realiza prevenção e descarta vacinação em massa
Sesau realiza bloqueio vacinal e descarta vacinação em massa em Arapiraca - Foto: Assessoria

Após a confirmação do primeiro caso de sarampo em 19 anos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou um bloqueio vacinal no município de Arapiraca, ou seja, todas as pessoas que conviveram com o paciente – não eram foram vacinadas – receberam a vacina.

A Sesau e a Secretaria Municipal Saúde (SMS) de Arapiraca alertam que, apesar de um grave problema de saúde pública, a população não tem motivos para ficar em pânico. O bloqueio vacinal foi realizado com familiares, colegas de trabalho e pessoas que conviveram com o homem infectado.

Em nota, a SMS informou que não existe a indicação de vacinação em massa da população. As pessoas de 1 a 49 anos que já tiveram sarampo, ou que estão com cartão de vacinação atualizado não tem a necessidade de nova dose. Apenas as pessoas incluídas nessa faixa etária que não tomaram vacina ou que estão com o esquema de vacinação incompleto, é que devem ser vacinadas.

Caso - O paciente diagnosticado com sarampo apresentou os sintomas após deslocamento para o Estado da Bahia. Ele tem 27 anos e com situação vacinal desconhecida.

Confira nota na íntegra:

Secretaria Municipal de Saúde

Superintendência de Vigilância em Saúde

1 – A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca vem tornar público a notificação de um caso de confirmado de sarampo, cujo paciente apresentou os sintomas após deslocamento para o Estado da Bahia. As medidas de prevenção e controle já vem sendo adotadas pela equipe técnica da SMS / Arapiraca em conjunto com o nível estadual.

2 – A SMS informa que não existe a indicação de vacinação em massa da população. As pessoas de 1 a 49 anos que já tiveram sarampo, ou que estão com cartão de vacinação atualizado não tem a necessidade de nova dose. Apenas as pessoas incluídas nessa faixa etária que NÃO TOMARAM VACINA OU QUE ESTÃO COM O ESQUEMA DE VACINAÇÃO INCOMPLETO, é que devem ser vacinadas.

3 – A vacinação deve seguir o esquema preconizado pelo Ministério da Saúde descrito a seguir, conforme a situação vacinal:

  • Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade NÃO VACINADOS 02 (duas) doses de vacina Tríplice Viral com intervalo mínimo entre 30 dias entre elas;
  • Indivíduos de 30 a 49 anos de idade NÃO VACINADOS 01 (uma) dose de vacina Tríplice Viral;
  • Profissionais de Saúde NÃO VACINADOS 02 (duas) doses de vacina Tríplice Viral, independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

4 – Todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Arapiraca realizam a vacinação de rotina e estarão intensificando a busca ativa de faltosos para atualização dos cartões de vacinação.

5 – A ocorrência de um caso de sarampo, apesar de se constituir um grave problema de saúde pública NÃO SIGNIFICA MOTIVO PARA PÂNICO. A população precisa atualizar o cartão de vacina, e estar em alerta para o aparecimento dos sinais e sintomas da doença:

  • O primeiro sinal geralmente é a febre alta, acima de 38,5°C, que dura cerca de 7 dias, acompanhada de tosse, coriza, conjuntivite e fotofobia.
  • Pequenas manchas brancas dentro da bochecha (pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal, na altura do terceiro molar) também podem se desenvolver no estágio inicial.
  • Do 2º ao 4º dia desse período, surge o exantema, quando se acentuam os sintomas iniciais. O paciente apresenta prostração e lesões características de sarampo – o exantema, erupção na pele que dura aproximadamente três dias, e se espalham, atingindo eventualmente as mãos e os pés.
  • O período de incubação pode variar entre 7 e 21 dias, desde a data da exposição até o aparecimento do exantema.
  • O período de transmissibilidade inicia-se 6 dias antes do exantema e dura até 4 dias após seu aparecimento, com maior transmissibilidade 2 dias antes e 2 dias após o início do exantema.

5 – Diante de quadro suspeito deve procurar IMEDIATAMENTE a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para atendimento e encaminhamentos necessários.

6 – A Secretaria Municipal de Saúde se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.