Geral

FPI retorna à casa de saúde em Cacimbinhas e encontra melhorias implantadas

Em 2015, a força tarefa encontrou diversas irregularidades

Por Assessoria 12/08/2019 14h02
FPI retorna à casa de saúde em Cacimbinhas e encontra melhorias implantadas
Órgão observou diversos avanços no centro de Saúde e Casa Maternal Professor Zerbini - Foto: Assessoria

A equipe responsável por vistoriar os centros de saúde dos municípios nas cidades onde a 10° etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bahia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco) está atuado, observou diversos avanços no centro de Saúde e Casa Maternal Professor Zerbini, em Cacimbinhas. As melhorias aconteceram desde a última visita da força-forca tarefa ao local, em 2015. 

Segundo o coordenador da equipe de centros de saúde, a direção da unidade solicitou o licenciamento ambiental. Além disso, o local de armazenagem dos resíduos hospitalares foi reformado e  adequando às exigências da legislação.  

Também foi construído um  sistema de tratamento de efluentes e uma empresa especializada em destinação e transporte dos resíduos de serviço de saúde  foi contratada. 

Outra melhoria observada pelos técnicos que compõem a equipe foi a confecção Programa de Gerenciamento dos Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS)

Ainda foram adquiridos um aparelho desfibrilador para atendimento de casos de  emergência, material para esterilização adequado e feita a  contratação de profissionais para a unidade.

Irregularidades

Apesar dos avanços implementados, algumas irregularidades foram encontradas pelos técnicos da equipe, durante a vistoria. A unidade ainda funcionava sem a licença ambiental de operação, foi observado a presença de infiltrações e fungos nas paredes, falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI), de extintores de incêndio. 

Alem disso, a unidade não possui projeto contra incêndio e pânico  nem o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

" Acreditamos no esforço para a melhoria do local. Chegamos aqui em 2015 e encontramos uma situação complicada. avanços foram implementados. Entretanto, ainda há muito por fazer e por isso a FPI se mantém vigilante. A unidade foi intimada a apresentar relatório com todas as melhorias para anexar ao Termo de Ajustamento de Conduta", disse o coordenador da equipe Tenente Wenderson.