Cidadania

Centro de Valorização da Vida (CVV) busca voluntários para implantar posto em Arapiraca

Programa de Seleção de Voluntários começa com curso que será ministrado a partir de sábado (17)

Por 7Segundos 12/08/2019 11h11
Centro de Valorização da Vida (CVV) busca  voluntários para implantar posto em Arapiraca
CVV vai instalar posto em Arapiraca - Foto: Divulgação

O posto do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Arapiraca vai ser inaugurado no dia 24 de Agosto e o grupo vai promover uma nova seleção para voluntários no próximo final de semana, em um curso teórico que será promovido na Câmara de Vereadores.

"A decisão de criar um posto do CVV em Arapiraca partiu da própria sociedade. Ano passado, durante evento do Setembro Amarelo, estávamos e uma mesa redonda discutindo sobre o fato de Arapiraca ter, proporcionalmente à população, o maior número de suicídios na região, e algumas pessoas se prontificaram em trabalhar voluntariamente em um CVV", afirmou a médica Delza Gitaí, uma das idealizadoras do projeto.

O Centro de Valorização da Vida é um canal de comunicação que oferta apoio emocional a pessoas que estão com solidão, depressão ou pensamentos de morte. Por meio do telefone 188, válido para todo o país, 24h por dia, sete dias na semana, inclusive sábados, domingos e feriados, voluntários atendem pessoas que querem e precisam conversar. "Apesar da demanda maior ser de pessoas que estão pensando em suicídio, também estamos prontos para atender pessoas que queiram compartilhar algo de sua vida, mas que não tem ninguém por perto. Mas geralmente somos mais procurados por pessoas que se sentem deprimidas e solitárias e nós buscamos evitar que a pessoa entre na ideação suicida", explicou Delza Gitai.

Segundo ela, atualmente há 109 postos de atendimento do CVV rem funcionamento no Brasil e, como o telefone para contato é válido para todo território nacional, funciona para quem mora em Arapiraca, mesmo antes da inauguração do posto local. 

"Como a demanda é muito grande, então em vários casos quem liga fica na espera até ter alguém disponível para atender. Por isso é importante criar novos postos e ter mais voluntários para atender. Quem liga, muitas vezes, está em um nível de ansiedade muito elevada e não consegue esperar", declarou.

Como o serviço os voluntários dão plantões de 4h30 no posto do CVV, seriam necessários um total de 42 voluntários para manter o serviço diuturnamente e sem intervalos. Mas, neste primeiro momento, o posto de Arapiraca pretende reunir ao menos 20 voluntários. E, por conta disso, promove, nos dias 17 e 18 de agosto mais um Programa de Seleção de Voluntários (PSV), que é um curso teórico e prático, ministrado por especialistas na fundamentação e na prática do CVV que, ao final, irão avaliar quais dos participantes se encaixam no perfil de voluntário do Centro.

"Os voluntários terão que lidar com pessoas que muitas vezes estão passando por situações difíceis e passando por crises existenciais. Apesar de algumas pessoas terem a boa vontade de ajudar, nem sempre estão preparadas para lidar com essas situações", explica a médica.

Para participar do Programa de Seleção, é necessário se inscrever por este link e comparecer ao custo, que acontece nos dias 17 e 18, das 8h às 17h, na Câmara Municipal de Arapiraca.