Política

MP entra com ação contra Bolsonaro na embaixada em Washington

“Não pode ser qualquer mérito ou qualquer serviço a justificar a indicação do cargo"

Por Brasil 247 12/08/2019 11h11
MP entra com ação contra Bolsonaro na embaixada em Washington
Deputado Eduardo Bolsonaro durante visita a Washington - Foto: Reuters

O Ministério Público Federal no Distrito Federal entrou com ação civil pública contra a indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada do Brasil em Washington. O MPF centrou o pedido apenas na análise de critérios técnicos para o cargo, não entrando no mérito do nepotismo

O Ministério Público Federal no Distrito Federal entrou com ação civil pública contra a indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada do Brasil em Washington. A informação é do jornalista Guilherme Amado, em sua coluna na Epóca. 

Em ação proposta à Justiça do Distrito Federal, o MPF argumentou que centrou o pedido apenas na análise de critérios técnicos para o cargo, independentemente de laços de parentesco.

Ou seja: fora da seara de eventual nepotismo.

“Não pode ser qualquer mérito ou qualquer serviço a justificar a indicação do cargo, mas sim méritos e serviços relacionados à função que se irá exercer”, afirmou o documento, que compara os currículos dos embaixadores anteriores do Brasil nos EUA com o de Eduardo Bolsonaro, salientando que ele só tem quatro meses de experiência na temática de relações exteriores.

Os procuradores afirmaram que há “perigo do dano caso se efetive a indicação de pessoa sem a preparação adequada para estabelecer intensas negociações com agentes estrangeiros”, e solicitaram com urgência que os critérios técnicos sejam observados na escolha de chefes diplomáticos, como seria o caso de Eduardo Bolsonaro, informa o jornalista.