Brasil

Ricardo Salles diz que apresentará ‘em breve’ estratégia para preservação da Amazônia

Segundo o ministro do Meio Ambiente, a Alemanha poderá ajudar, se quiser, no plano de preservação da Amazônia

Por Estadão Conteúdo 11/08/2019 15h03
Ricardo Salles diz que apresentará ‘em breve’ estratégia para preservação da Amazônia
Ricardo Salles afirmou que irá apresentar em breve um novo plano de preservação da Amazônia - Foto: Reprodução

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que a pasta irá apresentar “em breve” uma estratégia para tratar da preservação da Amazônia. Ele afirmou que a medida irá contemplar “formalizações, regularizações, regulação e ações de fiscalização, além de um modelo de pagamento por serviços ambientais”. Segundo Salles, se a Alemanha desejar, poderá ajudar.

A Alemanha decidiu suspender o apoio financeiro dado a projetos de conservação florestal e biodiversidade na Amazônia, disse a ministra do meio ambiente alemã, Svenja Schulze, em entrevista concedida ao jornal Tagesspiegel. Mais cedo, ao ser perguntado sobre a suspensão, o presidente Jair Bolsonaro afirmou neste domingo (11) que a Alemanha “vai deixar de comprar à prestação a Amazônia”. “Pode fazer bom uso dessa grana, no Brasil não precisa disso”, afirmou.

Em julho, o jornal O Estado de S. Paulo publicou que o governo da Alemanha havia decidido reter uma nova doação de 35 milhões de euros, o equivalente a mais de R$ 151 milhões para o fundo Amazônia. O país já repassou R$ 193 milhões para o programa. Salles sustenta que este valor retido é o mesmo anunciado pela ministra alemã.

Segundo a Deutsche Welle, a suspensão de projetos atinge somente o financiamento do Ministério do Meio Ambiente em Berlim. Os investimentos no Fundo Amazônia, por outro lado, seriam viabilizados pelo ministério alemão da Cooperação Econômica.