Saúde

Sarampo: Arapiraca registra primeiro caso da doença após 19 anos

Fato foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)

Por 7Segundos 11/08/2019 09h09
Sarampo: Arapiraca registra primeiro caso da doença após 19 anos
Vacinação previne Sarampo - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Depois de 19 anos, Alagoas voltou a registrar um caso do vírus de sarampo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) neste sábado (11). Segundo a pasta, um homem residente em Arapiraca viajou a Salvador, com retorno em 31 de julho deste ano, já apresentando os primeiros sintomas. Ele tem 27 anos e com situação vacinal desconhecida.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que desde o ano 2000 não havia registro da doença no Estado. Com base na confirmação, o órgão tomou uma série de medidas de controle da doença, entre elas, "a realização de bloqueio em até 72 horas, com vacinação de todos os contatos do caso suspeito" e "vacinação de grupos de risco, tais como profissionais da saúde, do ramo do turismo, setor hoteleiro e de transporte".

O sarampo

A doença é altamente contagiosa. Pode ser transmitida pela respiração, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Para evitar a doença é sugerido que o paciente lavem às mãos adequadamente, se proteja contra o espirro e evite locais aglomerados. O paciente que for diagnosticado com a doença deve ficar em seu domicílio.

Vacina

Pessoas com até 29 anos podem tomar a versão tríplice viral (que protege ainda contra caxumba e rubéola) nos postos da rede pública de saúde em duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.