Saúde

Hospital promove festa para pais de bebês de UTI Neonatal que receberão alta

“Estou muito feliz" esse é só um dos comentários dos papais

Por Assessoria 08/08/2019 11h11
Hospital promove festa para pais de bebês de UTI Neonatal que receberão alta
Hospital promove festa para pais de bebês de UTI Neonatal que receberão alta - Foto: Assessoria

No domingo, 11 de agosto, o jovem André Felipe, representante comercial terá um importante motivo para comemorar a data. Já que sua filha, Maria Isis, será levada para casa após 70 dias internada no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca.

“Estou muito feliz”, afirmou Felipe em tom tímido e voz embargada. Pai de primeira viagem, ele e sua esposa, Adriele dos Santos Silva, tiveram que enfrentar a internação hospitalar da filha, que nasceu prematura, com apenas 890 gramas e 27 semanas. “Tive medo por várias vezes, mas graças a Deus vamos para casa”, relatou a mãe, que é operadora de caixa. 

Com a pequena Maria Isis, de alta, também mais quatro bebês (sendo dois gêmeos) deixarão o HR juntamente com suas mães. A volta para casa, em clima de festa para três das cinco famílias que estão na Unidade Canguru do Complexo, segundo a médica pediatra Mônica Roseli, representa uma vitória para os pais e mães que enfrentam dias hospitalares com uma tensão, muitas vezes, inesperada.

“Todos têm expectativa de nascimentos sem problemas, mas nem sempre é o que acontece. Momentos como esse resgatam a autoestima e fortalecem a relação familiar, sensibilizada pelos procedimentos e afastamento do lar”, explicou a médica, acrescentando que a alta acontece quando as crianças atingem cerca de dois quilos, estão estáveis e com alimentação plena. 

Dona Andrade e seus bebês 

Na festa preparada para a saída das crianças, as pacientes também contaram com diversas atividades, entre elas uma oficina de confecção de toucas para bebês e uma roda de conversa, organizada pela equipe do Complexo Neo e protagonizada pela técnica de enfermagem, Maria Andrade, de 65 anos, dos quais 25 dedicados ao Hospital. “Já me aposentei, mas temos que fazer a diferença para esses homens e mulheres que precisam se sentir fortes e confiantes para cuidar de seus bebês”, falou a profissional.  

A Semana do Aleitamento segue com atividades até o dia 19 de agosto. “Mães e familiares precisam de cuidados tanto quanto seus bebês, e nossa programação prevê isso: deixar todos motivados e confiantes na recuperação e volta para casa dos bebês”, destacou Eliane Félix, coordenadora do Núcleo de Humanização. 

Quem também comentou sobre o mês de incentivo a amamentação foi a enfermeira neonatologista Andrea Lima, gerente técnica do HR. “O Agosto Dourado fica mais brilhante quando vemos dias assim, deixando mães e pais felizes, voltando para casa. E vamos continuar sempre cuidando e lutando pela recuperação de todos”, disse.

Para o provedor do Hospital Regional, Geraldo Magela, a busca pela saúde desses recém-nascidos e tudo que possa fortalecer o vínculo é bem-vindo. “Nossa equipe é muito preparada para oferecer um atendimento profissional, mas certamente essas ações cheias de carinho e amor fortalecem esses cuidados”, avaliou.

Tags: