Meio ambiente

FPI do São Francisco devolve 114 animais silvestres à natureza

Aves e jabutis estavam em cativeiro e foram apreendidos nos primeiros dias da operação

Por Assessoria 07/08/2019 12h12
FPI do São Francisco devolve 114 animais silvestres à natureza
Espécies da fauna brasileira foram devolvidos à natureza - Foto: Jonathan Lins

114 animais silvestres foram devolvidas ao seu habitat natural na manhã desta quarta-feira ( 7) pelos componentes da equipe Fauna da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco).  As espécies  foram resgatadas durante os primeiros dias de atividades da força-tarefa e passaram pelo centro de triagem montado especialmente para receber os animais encontrados durante as ações da fiscalização. 

Os animais  que reconquistaram a liberdade são das  espécies galo de campina, azulão, caboclinho, sanhaço  e tico-tico. Também voltaram a seu habitat natural quatro jabutis.

Eles foram soltos, na região do agreste alagoano, pela equipe fauna, que é formada por técnicos do IMA, IBAMA, IPMA (Instituto de Preservação da Mata Atlântica) e do Batalhão da Polícia Ambiental da PM de Alagoas. 

O coordenador da equipe fauna e gerente de fauna, flora e de unidades de conservação do IMA, Epitacio Correia, destacou que o local de soltura dos animais foi escolhido por atender uma série de pré-requisitos.

"A  área escolhida precisa ter uma margem de segurança , longe da área urbana. Além disso, o local deve ser preservado para que haja meios de sobrevivência para os bichos, principalmente nos primeiros dias, se adaptar de uma maneira mais confortável", explicou. 

Ele ressaltou ainda a importância dessas espécies estarem de volta na natureza. "Lembramos que os animais presos estão em sofrimento. Também é bom destacar que todos tem função  suas funções em seus habitat. As aves  espalham sementes, que  fazem o florestamento das regiões o que influencia, por exemplo,  no não assoreamento das margens do rio. E isso é apenas um recorte do inúmeras funções de uma ave na natureza", afirmou. 

Centro de Triagem

Nos dois primeiros dias da FPI do São Francisco foram resgatados mais de 200 animais  que viviam em situação de cativeiro.  Eles são  encaminhados para o centro de triagem da FPI onde estão recebendo os devidos cuidados veterinários  que incluem alimentação, hidratação, desverminação e suplementação vitamínica.

"Na triagem é feita a contabilização das espécies e iniciado o  atendimento veterinário com avaliação do estado físico, comportamental. Os bichos  passam por um processo de anilhamento por amostragem e com isso nós temos um controle de quantos animais foram soltos e onde isso aconteceu", completa o coordenador da equipe fauna.