Educação

Estudantes do EJA em Arapiraca protestam contra proibição de uso do transporte escolar

Manifestantes afirmam ser tratados de maneira diferente dos alunos regulares do Estado

Por 7 Segundos 06/08/2019 18h06
Estudantes do EJA em Arapiraca protestam contra proibição de uso do transporte escolar
Estudantes da zona rural levaram cartazes para protestar em frente à Gere de Arapiraca - Foto: João Henrique/7Segundos

Estudantes da zona rural de Arapiraca e de municípios vizinhos se reuniram, na manhã desta terça-feira (06), em frente à 5ª Gerência Regional de Educação (Gere), para protestar. Eles são alunos do programa de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e reclamam que foram proibidos que pegar o transporte escolar do Estado.

"Imagine você querer estudar, enfrentar várias dificuldades para ir à escola e, na hora que passa o escolar, você é proibido de entrar por ´ordem superior'. Nós somos alunos como todos os outros. Estamos todos no mesmo barco, tentando seguir na mesma direção, que é um futuro melhor", declarou André Thiago, aluno da escola Aurino Maciel, que falou em nome do grupo.

Segundo o estudante, o transporte escolar é um direito garantido também pelos estudantes do EJA e que eles se sentem alvo de preconceito devido a proibição.

"Estamos em período de provas e simulados e podemos ser lesados por conta disso. Somos moradores do Capím, Taboquinha, Gatingas, Serrote, Baixa da Onça e de outros locais e, sem o ônibus escolar não temos condições de assistir as aulas. Não entendemos porque somos tratados diferentes dos outros alunos", declarou.

André Thiago afirmou que uma comissão dos estudantes foi recebida pela coordenação da Gere, que ouviu a reinvidicação e ficou de dar uma resposta até quinta-feira. "Na verdade, disseram que quinta pode ter uma resposta definitiva, ou não. Ou seja, não temos garantia nenhuma", ressaltou.

Ao 7Segundos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disse que está buscando alternativas para resolver o problema .