Cidades

[Vídeos] Abandono leva a vandalismo no Memorial da Mulher Ceci Cunha

Museu virou morada de usuários de drogas. Confira reportagem em vídeo feita pelo 7Segundos

Por 7 Segundos 05/08/2019 12h12
[Vídeos] Abandono leva a vandalismo no Memorial da Mulher Ceci Cunha
Memorial da Mulher: Portão foi estilhaçado e museu invadido por vândalos - Foto: Reprodução

Após anos esquecido pelo poder público e pela sociedade, as atenções se voltaram para o Memorial da Mulher Ceci Cunha neste fim de semana, após o museu ser invadido por vândalos no final de semana. O local, inaugurado 11 anos atrás com o objetivo de exaltar a memória das mulheres que construíram a história de Arapiraca, está abandonado há anos e, de acordo com moradores da região, virou morada de usuários de drogas.

"A gente tem medo até de chegar perto. Os maloqueiros tomaram conta dali, fazem sexo durante o dia, sem se importar com quem está passando, usam drogas, fazem arruaça, e assaltam as pessoas que passam pela calçada. Toda semana, pelo menos uma pessoa é assaltada", afirmou José Cícero, aposentado que mora nas proximidades.

Um vídeo, mostrando o portão do museu estilhaçado e o abandono do local, viralizou nas redes sociais. E, nas últimas semanas, imagens de um casal fazendo sexo na área externa do museu, em pleno dia, também se espalhou pelos aplicativos de mensagens. Mas não foram as únicas ocorrências desde que o prédio foi abandonado. Em março, um homem foi assassinado a pedradas no local.

De acordo com José Cícero, o Memorial da Mulher, com sua bela arquitetura e área de convivência, era motivo de orgulho para os moradores e comerciantes da região, mas o que restou foi o medo e a preocupação com a violência. "Antes, eu e outras pessoas que moram por aqui costumávamos nos encontrar na praça para jogar dominó ou só para ficar conversando mesmo. Na época, tinha segurança aqui. Hoje não tem mais e se a gente reclamar, ou falar qualquer coisa que eles não gostem, já ficam querendo bater na gente. Hoje não piso nem na calçada", declarou.

O Memorial da Mulher foi inaugurado na gestão de Luciano Barbosa e, nos primeiros anos, além de servir de museu com peças que pertenciam a Ceci Cunha e a outras mulheres ilustres do município, realizava exposições e outros eventos culturais. A área externa era ponto de encontro da juventude e de idosos que moram na região. 

O último evento ocorrido no Memorial aconteceu em 2017 e, de lá para cá, tudo que aconteceu no local foi por ação do tempo ou de vândalos. Hoje é o retrato do desleixo da administração municipal.

As placas de inauguração foram retiradas e a escadaria metálica, que dá acesso a parte superior, onde há uma praça de convivência, também abandonada, está com vários pontos corroídos pelo ferrugem. Nem mesmo o busto e uma placa que homenageiam Ceci Cunha, mãe do senador Rodrigo Cunha, ficaram imunes. 

A mensagem da senadora que diz "Ingresso na vida pública com o coração cheio de esperança. A mesma esperança que vejo nas mulheres e homens de bem da minha terra. Como mulher e cidadã, não vou decepcionar. Enquanto força tiver, lutarei em defesa da justiça social", com várias letras apagadas mostram o descaso com a memória de uma das políticas mais reconhecidas no município.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, que informou que a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude foi informada sobre o arrombamento e que deve se pronunciar sobre o caso. Mas, até o fechamento da matéria, nenhuma resposta foi encaminhada ao 7Segundos.