Cidadania

Arapiraquense de 4 anos passa por cirurgia em MG e mãe vende rifa para levantar recursos

Campanha é para suprir gastos com hospedagem, alimentação e transporte em Belo Horizonte (MG)

Por 7 Segundos 25/07/2019 13h01
Arapiraquense de 4 anos passa por cirurgia em MG e mãe vende rifa para levantar recursos
Moisés tem 4 anos e vai passar pela terceira cirurgia em Minas Gerais - Foto: Cortesia

A dona de casa Kelianne Martins da Silva começou uma campanha para arrecadar recursos para o período em que precisará passar com o filho em Belo Horizone (MG) no mês de agosto. O menino Moisés Vinícius dos Santos, que completa 5 anos no próximo dia 04, será submetido a terceira cirurgia para tratar a escafocefalia, condição em que os ossos do crânio se fundem prematuramente, ocasionando várias complicações de saúde.

Apesar de a cirurgia e a internação hospitalar ser custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mãe e filho, que são de Arapiraca, precisam de recursos para se manter na Capital mineira por pelo menos 20 dias, após o procedimento, que será feito no nariz, garganta e ouvido e que está marcado para o dia 12 de agosto, no hospital Matermed. "O problema é que nós não podemos ficar em casa de apoio, por recomendação médica. Por isso, teremos gastos com hospedagem, alimentação e transporte", explicou.

Moisés Vinícius passou por uma cirurgia no crânio em 2016 e, dois meses depois precisou passar por um novo procedimento na cabeça 
em decorrência de uma bactéria que provocou osteomielite crônica, que um quadro inflamatório que atinge os ossos. "Como há o risco de essa bactéria voltar, ele não pode ficar em casa de apoio após receber alta do hospital. Nessas casas sempre têm crianças com câncer, que estão com a imunidade afetada. Então, além de ser um risco para o meu filho, é arriscado também para essas outras crianças", justifica.

Justamente em decorrência da osteomielite e também por Moisés ser asmático, o menino irá precisar passar mais dias recebendo acompanhamento. De acordo com a mãe, a previsão é de que ele fique internado por aproximadamente dez dias e, por pelo menos outros dez dias, continue recebendo acompanhamento constante. "O médico falou que esse período pode ser ainda maior, tudo depende da evolução do Moisés após a cirurgia e dos cuidados para evitar o retorno da bactéria.

Sem poder trabalhar, devido as constantes viagens para o hospital em decorrência do tratamento médico do filho, Kelianne Martins está vendendo rifa no valor de R$ 5. Quem quiser comprar bilhetes ou saber mais formas de ajudar, pode entrar em contato com ela pelo número: (82) 99836-3553.