Saúde

Vacina pentavalente está em falta nos postos de todo o país

A vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza B

Por Folha de São Paulo 20/07/2019 10h10
Vacina pentavalente está em falta nos postos de todo o país
Vacinação - Foto: Reprodução

A vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza B, está em falta na rede pública de saúde. 

Segundo o Ministério da Saúde, os lotes mais recentes da vacina recebidos do laboratório indiano Biologicals E Limeted India foram reprovados pelo INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Como não existe laboratório produtor do insumo no país, a compra da vacina é viabilizada pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), que este ano adquiriu 4 milhões de doses da imunização, de outro laboratório indiano, com embarques previstos para este mês, agosto, setembro e outubro, mas não há previsão de normalização.

Por conta do problema, o estoque está baixo na rede pública da cidade de São Paulo. A reportagem ligou para 41 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de todas as regiões, e só quatro ainda tinham a vacina.

A imunização também começa a faltar na rede particular. Não há, por exemplo, no laboratório Lavoisier. Já no Clinivac e no Vacinar, o preço da dose varia entre R$ 300 e R$ 450.

A dona de casa Cristina Velasco, 66 anos, da Mooca (zona leste), disse que seu neto deveria ter tomado o reforço da pentavalente há dois meses. “Todos os dias perguntamos sobre a vacina na UBS Vila Bertioga, mas sempre dizem que não chegou e que a falta é nacional”, afirma