Política

[Vídeo] Prefeito joga responsabilidade do “escândalo das carteiras” para ex-secretária

Teófilo também afirmou que não responde a perguntas feitas pelo 7Segundos

Por 7Segundos 19/07/2019 18h06
[Vídeo] Prefeito joga responsabilidade do “escândalo das carteiras” para ex-secretária
Imprensa cercou o prefeito após pronunciamento - Foto: João Henrique/7Segundos

Após o pronunciamento na manhã desta sexta-feira (19), o prefeito Rogério Teófilo respondeu a perguntas feitas pela imprensa e jogou a responsabilidade do “escândalo das carteiras escolares” à ex-secretária de Educação, Mônica Pessoa. Na presença de repórteres de vários veículos de comunicação, o prefeito se isentou da responsabilidade pela aquisição de dois mil conjuntos de mobília escolar, que agora é alvo de investigação pelo Ministério Público Federal.

Teófilo afirmou que a autorização para a aquisição do mobiliário partiu de Mônica Pessoa. Quando pediu exoneração do cargo devido ao rompimento político entre Rogério Teófilo e Severino Pessoa, a ex-secretária afirmou que não teve relação com o caso e que foi surpreendida quando parte do mobiliário chegou.

Ao final da resposta, o prefeito Rogério Teófilo fez grave acusação ao Portal 7Segundos. Ele afirmou que não responderia a perguntas feitas pelo repórter, se referiu ao site como “mentiroso” e disse ainda: “só trabalho com a verdade”. A declaração foi feita na presença de colegas de profissão e, depois disso, alguns deles afastaram o repórter do prefeito.

As afirmações do prefeito está relacionadas às reportagens apuradas pelo veículo de comunicação que enumeram problemas da administração municipal, como obras atrasadas, e denúncias investigadas por órgãos de fiscalização, que acabam desagradando Rogério Teófilo.

As matérias são registradas com imagens e vídeos, que comprovam o que está sendo falado e, são baseadas em declarações feitas por fontes, que em sua maioria são identificadas nas matérias. A exceção foram matérias que partiram de denúncias de servidores públicos ou de pessoas que acreditam que podem ser alvo de retaliação por manifestarem posicionamentos críticos à administração municipal.

Além disso, todas as vezes que o 7Segundos faz alguma apuração relacionada à prefeitura de Arapiraca, busca informações sobre a assessoria de comunicação antes de a matéria ser publicada, cumprindo uma das principais premissas do jornalismo, que é ouvir todas as partes envolvidas no mesmo assunto. Mas na maior parte das vezes, o município de Arapiraca não responde aos questionamentos feitos pelo site.

Mesmo assim, todas as vezes o site mantém o espaço aberto para o contraditório, e chegou até mesmo a acrescentar em matérias já publicadas as notas encaminhadas pela prefeitura que não chegaram em tempo hábil, mostrando que sempre manteve um canal de diálogo aberto com o município, apesar de preferir manter, por princípios, uma postura de independência da administração municipal.