Política

Teófilo passou por cirurgia no pâncreas e ficou oito dias afastado

Prefeito de Arapiraca afirmou, em pronunciamento, que está passando por tratamento de saúde

Por 7Segundos 19/07/2019 11h11
Teófilo passou por cirurgia no pâncreas e  ficou oito dias afastado
Prefeito Rogério Teófilo faz pronunciamento na manhã desta sexta-feira (19) - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

Em pronunciamento para a imprensa na manhã desta sexta-feira (19), Rogério Teófilo (PSDB) afirmou que passou por cirurgia para desobstruir um canal no pâncreas em São Paulo e anunciou que é candidato à reeleição no próximo ano. Teófilo afastou os rumores de que se afastaria da prefeitura de Arapiraca para tratamento de saúde que surgiram depois que a informação sobre o problema de saúde passou a ser compartilhada nos corredores do Centro Administrativo. Poucas pessoas sabiam que o prefeito já havia passado por cirurgia e isso acabou abrindo espaço para especulações.

Ao lado dos vereadores Jairo Barros, Fabiano Leão e professora Graça, e ainda na presença do deputado estadual Tarcizo Freire, Teófilo disse ainda que será candidato à reeleição no próximo ano.

O prefeito de Arapiraca afirmou que descobriu o problema de saúde raro, que afetaria uma pessoa em cem mil, durante um check-up feito após sentir uma febre no final do mês passado, na noite de São Pedro, 29 de junho, ao retornar para casa após os shows musicais do Aravantu. Ele afirmou que após os primeiros resultados, os médicos pediram exames mais complexos, que descobriram o entupimento do canal que liga o pâncreas ao fígado, que provocava o acúmulo de bile, problema que afeta uma em cada cem mil pessoas.

O prefeito afirmou que passou a ficar com a pele amarelada, sintoma de icterícia, que é provocada pelo acúmulo de bile, e os médicos decidiram que Teófilo deveria passar por um procedimento cirúrgico. A operação para desobstruir o canal aconteceu em São Paulo e, apesar de ter durado 1h e 30 minutos, em vez do tempo previsto, que era de 40 minutos, o prefeito disse que teve uma rápida recuperação e que ficou distante de Arapiraca por oito dias. Teófilo disse que, apesar de dar continuidade ao tratamento, não irá se afastar da prefeitura.

Ainda durante a entrevista coletiva, Teófilo anunciou que a prefeitura irá iniciar os estudos de viabilidade para a implantação da Guarda Municipal e sobre o projeto de orçamento participativo, o “Participa Arapiraca”.