Arapiraca

Colaboradores de abrigo municipal recebem capacitação sobre primeiros socorros no SAMU

A capacitação aconteceu na sede do órgão municipal, na manhã desta quarta-feira (17)

Por Assessoria 17/07/2019 18h06
Colaboradores de abrigo municipal recebem capacitação sobre primeiros socorros no SAMU
Os colaboradores do Abrigo Maria das Neves Borges, órgão municipal, localizado no bairro Cavaco, participam de capacitação sobre primeiros socorros - Foto: Genival Silva

Os colaboradores do Abrigo Maria das Neves Borges, órgão municipal, localizado no bairro Cavaco, participam de capacitação  sobre primeiros socorros, ministrada por técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A capacitação aconteceu na sede do órgão municipal, na manhã desta quarta-feira (17). O objetivo, segundo Thiago Pereira do Nascimento, coordenador do abrigo, é de ampliar os conhecimentos de todos os profissionais que trabalham na casa, sobre os procedimentos corretos  em casos da necessidade de atendimentos de urgências e emergências.

“Nós trabalhamos para evitar incidentes com nossas crianças e adolescentes. Mas no caso de ocorrências, o Município entende que todos nós que integramos essa instituição de acolhimento precisamos estar preparados para socorrer. Por isso solicitamos esse serviço de capacitação ao Samu”, ressaltou o coordenador.

Durante 4h de palestra, os profissionais do Núcleo de Educação Permanente do Samu, a enfermeira Lívia Amorim e o condutor socorrista Vando Araújo, apresentaram o fluxo de trabalho do  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e as noções de primeiros socorros.

“O Município, através da coordenação do abrigo, está de parabéns pela iniciativa de pensar na atualização dos funcionários, pautada na  preparação para identificar e intervir em diversas situações. E também sobre o manejo correto, procedimentos e o tipo de socorro que deve ser acionado para a respectiva situação”, destacou Lívia Amorim.

Programa de Capacitação

O coordenador explicou que este momento integra o programa de capacitações que o Município, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, pretende desenvolver mensalmente para os servidores do Abrigo Maria das Neves Borges, que tem capacidade para assistir a um público de 20 usuários.

Atualmente, o abrigo assiste a 10 crianças e adolescentes, meninos e meninas com idades entre 7 e 15 anos. “Como  se trata de uma instituição de acolhimento de crianças e adolescentes, então pode acontecer muita coisa, desde engasgo, machucados e corte. A partir das orientações, nós poderemos realizar os primeiros socorros”, completou Thiago Pereira Nascimento.