Cultura

Festa da Liberdade 2019: Público lota Praça de Eventos em Girau do Ponciano para show de Saia Rodada e Mastruz com Leite

A Festa da Liberdade faz alusão ao dia 15 de julho de 1958

Por Assessoria 17/07/2019 14h02
Festa da Liberdade 2019: Público lota Praça de Eventos em Girau do Ponciano para show de Saia Rodada e Mastruz com Leite
A Festa da Liberdade faz alusão ao dia 15 de julho de 1958 - Foto: Divulgação

Para comemorar os 61 anos da lei que criou o município, pertencente à Traipu, a Prefeitura de Girau do Ponciano realizou, nesta segunda-feira, 15, a 1ª Festa da Liberdade, reunindo cerca de 20 mil pessoas na Praça de Eventos Vereador Elói Cabral, um público histórico para cidade, com as apresentações de Mastruz com Leite e Saia Rodada.

No período vespertino, com a organização do Departamento de Cultura da SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura, foram realizadas diversas apresentações culturais, como a quadrilha estilizada do Assentamento Santa Isabel, Maracatu, Coco de Roda com o grupo Sensashow de Maceió, capoeira, Palhaço Mixuruca e a Banda Fanfarra Professor José Enoque Barros.

A Festa da Liberdade faz alusão ao dia 15 de julho de 1958, dia em que foi criada a Lei Estadual 2.101, elevando assim, a antiga Vila Ponciano, que pertencia a Traipu, ao posto de município, o qual foi instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1959 passando a ser chamado de Girau do Ponciano.

O evento organizado pela prefeitura, através da SELTUR – Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, contou com uma superestrutura de som, iluminação e telão de led, para que o público distante do palco pudesse acompanhar as apresentações. Outra preocupação da organização foi com a segurança, que ficou a cargo da Guarda Civil Municipal, com um efetivo de 29 GCMs e da Polícia Militar, além de seguranças particulares.

Para o caso de alguém passar mal ou algum incidente devido à aglomeração de pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou uma viatura equipada para atendimento pré-hospitalar com três profissionais da área da saúde prontos para entrar em ação caso acontecesse qualquer eventualidade.