Agricultura

[Vídeo] Horticultura do Agreste prospera com chuvas

Produção do Cinturão Verde de Arapiraca é revendida em vários Estados nordestinos

Por 7Segundos 13/07/2019 10h10
[Vídeo] Horticultura do Agreste prospera com chuvas
Hortaliças produzidas em Arapiraca abastecem mercados em vários Estados do NE - Foto: João Henrique/7Segundos

As chuvas no Agreste são motivo de comemoração para os horticultores do Cinturão Verde de Arapiraca. Apesar de a produção de hortaliças não depender diretamente das chuvas, uma vez que os produtores costumam usar irrigação no período seco, o período chuvoso provoca uma elevação no nível de água nos poços e riachos da região.

A reportagem do 7Segundos conversou com o produtor Tiago dos Santos, no povoado Batingas. Ele emprega aproximadamente 50 pessoas e produz, por semana, cerca de 40 mil pés de alface, além de outras hortaliças.

“A chuva é essencial para a gente, porque é nesse período que armazenamos água para trabalhar no verão. No inverno, a gente economiza energia [usada na irrigação], por outro lado gasta mais insumos, porque precisa adubar mais a terra. Além disso, o consumo de hortaliça é menor no inverno que no verão”, afirmou.

O Cinturão Verde engloba uma área dentro de 16 comunidades rurais que, nas últimas décadas se destacou na produção de mudas e de hortaliças, que abastecem mercados e feiras livres de Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.