Brasil

Ministério da Cidadania lança capacitação para municípios da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa

Esta é a primeira edição do curso, mas é possível que outras turmas sejam abertas durante o ano.

Por Rádio Cidadania 11/07/2019 21h09
Ministério da Cidadania lança capacitação para municípios da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa
Ministério da Cidadania lança capacitação para municípios da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa - Foto: Ilustração

O Ministério da Cidadania lançou um curso de capacitação à distância para os 414 municípios, que já aderiram à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. O curso de 25 horas/aula aborda desde os métodos de diagnóstico até o plano municipal da estratégia. Esta é a primeira edição do curso, mas é possível que outras turmas sejam abertas durante o ano.

De acordo com o diretor de Departamento de Atenção ao Idoso, do Ministério da Cidadania, Leonardo Milhomem, o curso à distância foi a solução encontrada, diante do avanço do programa em todo o País. Segundo ele, o objetivo central é qualificar gestores e a sociedade civil para o atendimento das pessoas com mais de 60 anos.

O acesso ao material é liberado a toda a população, como explica o diretor do Ministério da Cidadania. Para acessar a capacitação, é preciso fazer um cadastro no site mds.gov.br/ead. O curso deve ser concluído até o dia 31 de agosto. Ao ser aprovado, o participante poderá emitir o certificado de conclusão do curso pelo próprio site.

O objetivo da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é melhorar a convivência de pessoas com mais de 60 anos e evitar seu isolamento. A iniciativa busca ainda prevenir doenças crônicas, reduzir a vulnerabilidade e desigualdade social. Além disso, combater o abuso financeiro, psicológico ou físico, e qualquer violência contra o idoso.