Agricultura

Feira de gado de Dois Riachos está suspensa por tempo indeterminado

Decisão foi tomada pela Adeal devido a falta de condições sanitárias do local

Por 7 Segundos 11/07/2019 07h07
Feira de gado de Dois Riachos está suspensa por tempo indeterminado
Comerciantes de animais ficaram insatisfeitos com decisão da Adeal - Foto: Josival Meneses/7 Segundos

A feira de animais de Dois Riachos, considerada a maior do tipo em Alagoas, não aconteceu na manhã desta quarta-feira (10). O curral, que até a semana passada recebia um grande volume de animais vindos de toda a região sertaneja do Estado e ainda de municípios de Sergipe e Pernambuco, foi suspensa, de maneira cautelar, pela Agência de Defesa Agropecuária (Adeal) e tem gerado muitas reclamações de quem trabalha na feira.

"O prejuízo é para todo mundo, mesmo que os negócios que eram feitos aqui passem a acontecer em outras feiras. O comprador vai querer comprar mais barato, porque vai gastar mais para transportar o animal, e o vendedor vai querer vender mais caro pelo menos motivo", afirmou Ademilton Barbosa Lima, mais conhecido como "Dita", que trabalha fazendo o transporte de animais.

Ele conta que, na quarta-feira da semana passada (03), técnicos da Adeal estiveram na feira e explicaram os motivos da suspensão, mas muitos dos negociantes e trabalhadores da feira não aceitaram os argumentos. "Muita gente ficou revoltada. Realmente o curral está muito ruim e a estrutura está muito a desejar. Mas já tem um novo curral sendo construído, então não precisava tomar uma medida que posso chamar até de cruel com tanta gente", declarou.

Segundo Dita, a previsão para que o novo curral fique pronto é de seis meses e que, como a Agência afirmou que a suspensão não tem prazo para acabar, há o receio de que o município fique todo esse período sem feira. "Para o município também essa feira é muito importante. Movimenta o comércio de toda a cidade", ressaltou.

A prefeitura de Dois Riachos recebeu, no último dia 04 ofício da Adeal determinando a interdição cautelar da feira, em decorrência da "inobservância contumaz da legislação sanitária vigente" e para "salvaguardar a sanidade dos animais, bem como seu bem-estar e a saúde pública".

A Adeal se manifestou sobre o assunto por meio da nota:

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informa que foi forçada a interditar a Feira de Animais de Dois Riachos, após notificar a Prefeitura do município sobre as precárias condições encontradas no local, sendo literalmente forçada a interditar o local, após o não cumprimento das simplórias exigências feitas ao município.

A prefeitura de Dois Riachos foi informada da interdição através de diversos ofícios, que se arrastam desde o ano de 2015, cobrando melhores condições de trabalho para os servidores da Adeal e para os produtores que frequentam o evento. Após diversas prorrogações feitas pelo órgão, o município se comprometeu a tomar medidas para as devidas melhorias no local, que estava insustentável, e garantiu que outras já estariam sendo providenciadas. Na semana passada, a situação ficou inconsistente e a Adeal informou que a feira estaria interditada nesta quarta-feira (10).

É importante salientar que a Adeal fornece, semanalmente, uma média de dez servidores dos mais diversos locais do estado, mesmo sem ser de sua obrigação, para, além de fiscalizar a o evento, ter uma equipe que realiza a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), com o intuito de dar comodidade ao produtor. Em contrapartida, os servidores não contam com o apoio de ao menos um funcionário da prefeitura, que deveria ser a maior interessada.

Conforme verificado nesta terça-feira (9) pelo diretor-presidente Carlos Mendonça Neto, junto aos fiscais da Adeal, o espaço continua com péssimas condições de trabalho para os técnicos do órgão. Nada foi feito, tampouco a limpeza dos cochos, demonstrando total falta de respeito e compromisso, o que dificulta a atividade de fiscalização no evento, bem como gera um transtorno para os comerciantes e não oferece as mínimas condições de bem estar animal. Uma situação inadmissível para os fiscais agropecuários, segundo o diretor-presidente da Agência, “enquanto presidente da Adeal, não permitirei mais que os servidores deste órgão sejam tratados com total falta de respeito e muito menos que trabalhem em condições indignas e insalubres”, garante Carlos Mendonça Neto.

Por fim, reconhece a importância da feira para a economia do estado, mas tem a certeza que a interdição foi necessária para o evento continuar sendo uma das maiores feiras de Alagoas. A Feira de Animais de Dois Riachos continua interditada até que a prefeitura regularize a situação.