Educação

TJAL renova convênios para manter escritório modelo e o Fórum da Ufal

Desembargador Tutmés Airan destacou o caráter social do projeto

Por Assessoria 10/07/2019 18h06
TJAL renova convênios para manter escritório modelo e o Fórum da Ufal
TJAL renova convênios para manter escritório modelo e o Fórum da Ufal - Foto: Assessoria

?Com planos de ampliar o espaço utilizado pelo Judiciário, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan, renovou, nesta quarta-feira (10), convênios com a com a Universidade Federal de Alagoas, a fim de manter o funcionamento do Escritório Modelo de Assistência Jurídica (Emaj) e o Fórum Regional da Ufal.

“Nós temos aqui dois serviços, o Fórum – que agrega a 26ª Vara Cível da Capital Família, a 16ª Vara de Execuções Penais e o 10º Juizado Especial, e o escritório modelo, onde os alunos da universidade fazem atendimento de assistência judiciária à comunidade por meio de um estágio que abre as portas para o mundo profissional”, destacou o presidente Tutmés.

O desembargador Tutmés Airan explicou que o projeto de ampliação do Fórum já está sendo elaborado pelo Departamento Central de Engenharia e Arquitetura (DCEA) e também destacou a importância social da parceria entre a Ufal e o Judiciário.

“Eu sou egresso da Ufal e na minha época a gente nem sonhava, não tinha nada parecido com isso, o estágio era muito pobre. Hoje não, o estágio é de verdade, o aluno vem e aquele que quer e mostra interesse aprende. Ao mesmo tempo que ele aprende, ele contribui com a comunidade. Isso é o que é interessante. Ele recebe e devolve em forma de trabalho para a sociedade, sobretudo a mais carente”, contou.

A reitora da universidade, Maria Valéria Correia, explicou que o Fórum da Ufal é o segundo maior projeto de extensão da instituição de ensino e agradeceu o empenho do presidente Tutmés Airan para garantir os serviços prestados em parceria com o Poder Judiciário alagoano.

“O nosso Núcleo de Práticas Jurídicas é o Fórum, que é tão importante para a universidade quanto para a população do entorno. Nós consideramos o Fórum como o segundo maior projeto de extensão da universidade, fica apenas atrás do Hospital Universitário, e tem uma importância singular para nossos estudantes e para a população vulnerável do entorno da Ufal que depende desses serviços. Penso que ele cumpre um papel de justiça social inigualável”, disse a reitora.

Diretor do fórum e titular do 10º Juizado Especial Cível, o magistrado Ricardo Lima destacou a qualidade do trabalho que já vem sendo desenvolvido no escritório modelo desde 2014 e que as pessoas da região já sabem que podem recorrer ao Emaj para pleitear seus direitos.

“É uma realidade que não é de hoje, o povo daqui do Eustáquio Gomes e da região circunvizinha tem como parceiro o nosso Fórum, através do escritório modelo. Essa parceria está sendo renovada, o que existia antes vai permanecer mais forte do que nunca. Hoje a população já está acostumada, conta com pessoas que entram com as ações, gratuitamente, e quem tem direito vem buscar o seu direito”, falou.

O magistrado Wlademir Paes de Lira, titular da  26ª Vara Cível da Capital Família, o sub-diretor geral do TJAL, Walter Santos, professores e estudantes do curso de Direito da Ufal também participaram da solenidade.