Política

Prefeitura de Arapiraca aluga ambulância de associação comunitária com 13 anos de uso

Em nota, município afirma que locação é responsabilidade de cooperativa, mas ofício mostra o contrário

Por 7 Segundos 09/07/2019 07h07
Prefeitura de Arapiraca aluga ambulância de associação comunitária com 13 anos de uso
Fiorino-ambulância - Foto: ilustração

A locação feita pela prefeitura de Arapiraca de uma ambulância que pertence a uma associação comunitária abriu espaço para especulações no município no fim de semana. O veículo, uma Fiorino ano 2006 - tipo mais simples de ambulância, utilizada para transportar pacientes, sentados, para consultas e tratamentos médicos - que pertence a Associação dos Moradores do Bairro Brasiliana, foi doada à entidade pelo radialista Alves Correia, na época em que ele era deputado estadual, mas atualmente está alugada para a prefeitura por quase R$ 3 mil por mês.

A informação de que a ambulância, com 13 anos de uso, faz parte do quadro de veículos locados à prefeitura, foi confirmada pelo próprio secretário municipal de Saúde, Glifson Magalhães dos Santos. Em ofício encaminhado para a Ouividoria Municipal, assinado por ele e datado de 18 de junho de 2019, está descrito textualmente que "Das 05 ambulâncias [em efetivo serviço do município], 04 são próprias e 01 delas, locada. O veículo locado é do tipo Fiorino, de placa MVH9754, cujo proprietário é a Associação de Moradores da Brasiliana e paga-se um valor mensal de R$ 2.924,21 (dois mil, novecentos e vinte e quatro reais e vinte e um centavos)". Veja imagem ao final da matéria.

No mesmo documento, endereçado ao ouvidor geral Rodolpho Mecenas, Glifson Magalhães diz ainda que a Secretaria de Saúde dispõe de uma relação de todos os atendidos pelas ambulâncias, com a indicação da necessidade clínica e do trajeto de cada paciente, mas que não poderia disponibulizar a lista para não quebrar o sigilo sobre os pacientes imunodeprimidos, categoria que inclui os portadores de HIV.

A reportagem tentou contato, durante a manhã e o início da tarde desta segunda-feira (8), com o presidente da Associação Comunitária do Bairro Brasiliana, José Barbosa da Silva, mais conhecido como "Barbosinha". Ele é suplente de vereador pelo PMN e, nesta mesma segunda, teria levantado a discussão sobre a locação da ambulância na reunião dos presidentes de associações na Facomar. De acordo com informações, ele teria se defendido, afirmando ser alvo de uma suposta "campanha difamatória" devido a aproximação do período em que serão definidas as candidaturas para as eleições municipais do ano que vem.

O 7Segundos tentou fazer contato com o Barbosinha por telefone e por um aplicativo de mensagens e, até o fechamento da matéria, ele não havia respondido as questões.

A prefeitura de Arapiraca encaminhou a nota abaixo, em que afirma que os contratos de locação de veículos seriam gerenciados por uma cooperativa, fato que não é mencionado no comunicado feito pelo secretário de Saúde no ofício encaminhado à Ouvidoria:

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, informa que os contratos de locação de veículos são realizados pelo Município, via cooperativa, a COOPEAL, quem envia os carros. Portanto, sem relação direta com a Associação de moradores do Bairro Brasiliana.