Brasil

‘Pavão Misterioso’ publica prints de supostas conversas hackeadas

Perfil é conhecido por disparar fake news para desqualificar The Intercept

Por Catraca Livre 07/07/2019 10h10
‘Pavão Misterioso’ publica prints de supostas conversas hackeadas
‘Pavão Misterioso’ publica prints de supostas conversas hackeadas - Foto: Reprodução

A hashtag #OPavaoVoltou está entre as mais tuitadas neste sábado. Para quem ainda não sabe o motivo, explicamos: uma conta sem identidade intitulada “Pavão Misterioso”, conhecida por disparar fake news com a intenção de desqualificar as reportagens publicadas pelo jornal The Intercept Brasil sobre Sergio Moro, voltou a se manifestar.

Dessa vez, o perfil divulgou prints de supostas conversas entre o jornalista Glenn Greenwald, seu marido David Miranda, o editor executivo do Intercept Leandro Demori e o ex-deputado federal Jean Wyllys.

“Pois é Glenn, agora vamos dançar a sua música, já que vale invasão e informação anônima, saia dessa agora. Te pegamos, aliás, vc e seus capachos, tal qual vc é de Pierre, avançaram na escala humana de podridão. A nova corja, né Demori?”, diz o tuíte do perfil que acompanha uma série de prints que, segundo o perfil, seriam mensagens trocadas via Telegram entre Greenwald, Miranda, Demori e Wyllys.

Nas mensagens, os interlocutores falam sobre uma suposta compra do mandato de Jean Wyllys por Miranda e Greenwald e comentam uma suposta perda de credibilidade das reportagens da Vaza Jato.

Ao postar os prints, o perfil “Pavão Misterioso” diz que soltará novos trechos da conversa. “Foi pânico hj? Deve piorar muito domingo! São mais de 200 prints, Chips e cpfs. Não temam donzelas, vossa hora chegou, vcs são muitos mas não sabem voar!”, diz um dos tweets. E ainda faz uma proposta ao jornalista Glenn Greenwald.

“Vamos fazer uma troca Glenn? Publico os Chips e os cpfs de todos aqui e você diz que é mentira. Daí veremos o que as operadoras dizem. combinado?”.

Contradições nas mensagens do Pavão Misterioso

No Twittet, internautas e o próprio David Miranda apontaram contradições que indicam que as conversas são falsas. “Galera eu sou carioca da gema! Não falo “mainha”, não Falo “Culhões” não ousaria falar assim de crianças. O pessoal é muito burro mesmo! A máquina de produzir FAKE News está a todo vapor! Não vão conseguir nos intimidar”, escreveu Miranda.

“O perfil Pavão demonstra seu amadorismo em informática.O sujeito compra um chip,cadastra n° no Telegram com o nome “Leandro Demori” e tira um print do SEU PRÓPRIO perfil no app p/ aparentar ao GADO bolsonarete q invadiu conta do Intercept.Tb tenho Telegram do Trump”, postou um internauta.

Identidade do Pavão

A identidade do “Pavão Misterioso” não foi revelada, porém existe a suspeita de que por trás do perfil esteja o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, que cuidou das redes sociais do pai durante a campanha eleitoral.

No Twitter, o vereador publicou nesta manhã a seguinte mensagem: “Voa pavão” e, em seguida, apagou deixando apenas a imagem da ave.