Educação

Escola de Arapiraca suspende aulas devido a goteiras e vazamentos

Pai de aluno pede "pelo amor de Deus" que providências sejam tomadas

Por 7 Segundos 03/07/2019 11h11
Escola de Arapiraca suspende aulas devido a goteiras e vazamentos
Problemas no telhado levaram direção a suspender aulas no - Foto: João Henrique/7Segundos

Duas semanas após a suspensão das aulas no anexo da Escola Municipal Jayme de Altavilla, conhecida como "Jayminho", na avenida Miguel Correia de Amorim, bairro São Luiz, os pais de alunos fazem um apelo para que a situação seja resolvida. Além da angústia com a segurança dos alunos, devido aos problemas na estrutura física do anexo, que ficaram mais evidentes depois das chuvas, eles disseram estar preocupados com a falta de informações sobre providências a serem tomadas para retomar as aulas.

"Dizem que estão decidindo se irão alugar, ou não, um local para a escola funcionar. Pelo amor de Deus, prefeito, faça alguma coisa. Meu filho tem 4 anos e muitas outras crianças estão sem ir para a escola", declarou o pai de um aluno.

Os problemas no telhado do Jayminho, que atende estudantes do Ensino Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, foram identificados no início do ano e, nos últimos meses, surgiram vazamentos em algumas paredes. Havia suspeita que um desses vazamentos poderia ter sido provocado por problemas na fossa da escola, mas a hipótese foi descartada, de acordo com a diretora da unidade, Claudenise Alves. Segundo ela, todos os vazamentos existentes estão relacionados ao telhado da escola, que precisa passar por reparos.

Ao 7Segundos, Claudenise Alves confirmou que os problemas estruturais no anexo da escola foram identificados e comunicados à Secretaria Municipal de Educação no início do ano. "Só que existiam outras prioridades e, como havia confições de funcionamento, estava funcionando. Devido às chuvas, surgiram mais goteiras e vazamentos no telhado", disse, ressaltando que essas foram as causas da direção da escola decidir pela suspensão das aulas, até que o problema seja resolvido.

De acordo com a diretora, o engenheiro e a equipe da Secretaria de Obras já estiveram na escola e ela encaminhou ofício para a Secretaria Municipal de Educação informando sobre um imóvel próximo à localização da escola, que pode ser locado pela prefeitura para funcionar provisoriamente como salas de aula. 

"Temos o recesso programado para agosto, mas se a situação não for resolvida rapidamente, esses dias que as turmas estão paradas podem passar a ser o recesso", explicou a diretora, que afirmou que além do imóvel que pode ser locado pela prefeitura, a Secretaria apontou outras duas alternativas para não prejudicar o ano letivo dos estudantes. "Uma dessas alternativas é um local que fica um pouco distante para os alunos, mas como não há até o momento uma decisão sobre isso, não podemos divulgar para os pais", ressaltou.

A prefeitura de Arapiraca, por meio da assessoria de comunicação, encaminhou a seguinte nota:


A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Smede), informa que o anexo da Escola de Ensino Fundamental Professor Jayme de Altavilla foi interditado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), devido problemas estruturais.

Para evitar atraso no ano letivo, a Educação já tem procurado um local provisório que acolha os estudantes enquanto as obras dessa Instituição de Ensino não são finalizadas pelas equipes de engenharia.

No mais, os laudos já estão sendo realizados para que em breve a recuperação seja iniciada.