Educação

Projetos de estudantes de Cacimbinhas são selecionados para feiras em 4 países

Estudantes terão oportunidade para apresentar trabalhos em exposições no Brasil e nos EUA, México, Equador e Peru

Por 7 Segundos 02/07/2019 10h10
Projetos de estudantes de Cacimbinhas são selecionados para feiras em 4 países
Estudantes irão representar Cacimbinhas em exposições científicas internacionais - Foto: Divulgação

Alunos de três escolas da rede municipal de Cacimbinhas tiveram projetos de pesquisas credenciados para participar de exposições de ciências no Brasil e em quatro países do exterior. A oportunidade surgiu na Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Inovação (Expoceti), que aconteceu em Recife no último dia 28.

A pesquisa sobre o biorrepelente para o controle da cochonilha na palma forrageira, desenvolvida pelos alunos da Escola de Educação Básica José Pìnheiro da Silva, no povoado Teixeira, e as pesquisas dos alunos do Liceu Cacimbense e da escola José Calado Cavalcante, no povoado Minador do Lúcio, se destacaram entre os trabalhos apresentados na Expoceti e receberam como premiação o credenciamento para mostras científicas em Alagoas, Pará e São Paulo, e ainda em feiras internacionais de ciências em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e também no México, Equador e Peru.

“Sentimo-nos privilegiados pelas conquistas. Algo indescritível para nós. Temos contado com apoio do prefeito Hugo Wanderley e da Secretaria Municipal de Educação de Cacimbinhas, na promoção dos projetos de pesquisa com os educandos”, destaca o professor André Souza, coordenador dos projetos selecionados.

Um desses projetos, o do biorrepelente, já demonstrou um impacto muito positivo nas roças de palma, vegetal muito utilizado para alimentação animal nos meses de estiagem. O repelente natural, obtido por meio do extrato de nim, uma planta da região, já provou eficácia no combate da cochonilha. 

"A proliferação desse inseto-praga compromete a agricultura e a economia em regiões que utilizam a palma forrageira na alimentação animal. Com esse projeto de pesquisa que estamos desenvolvendo, pretendemos produzir um repelente natural para eliminar os invasores. Os resultados que obtivemos até agora são fantásticos", afirma o professor.