Meio ambiente

Liberação de agrotóxicos: Marx Beltrão pede explicações a ministra da Agricultura

Ao todo, o ministério da Agricultura liberou 239 novos produtos no país desde janeiro.

Por Assessoria 01/07/2019 06h06
Liberação de agrotóxicos: Marx Beltrão pede explicações a ministra da Agricultura
Deputado federal Marx Beltrão (PSD) - Foto: Assessoria

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, terá que responder um requerimento de informações protocolado na Câmara dos Deputados pelo coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, deputado federal Marx Beltrão (PSD). No requerimento, o parlamentar cobra explicações da ministra e do ministério acerca do alto número de agrotóxicos liberados no Brasil nos último seis meses.

“Esta liberação de grande quantidade de agrotóxicos no Brasil preocupa. Em Alagoas e em todo o país os agricultores passam a ficar expostos a mais substâncias químicas quando estas são aplicadas nas lavouras. E todos nós ficamos mais expostos ao consumo de produtos que receberam pesticidas e agrotóxicos considerados prejudiciais à saúde. Precisamos saber o que está acontecendo, qual base o ministério possui para autorizar estas liberações e quais conseqüências prejudiciais elas podem trazer para a sociedade”, afirmou nesta segunda (1) o parlamentar ao 7 segundos.

Na semana passada o Ministério da Agricultura autorizou a utilização de 42 novos agrotóxicos no Brasil, aumentando o recorde histórico de pesticidas liberados neste ano. Ao todo, o ministério da Agricultura liberou 239 novos produtos no país desde janeiro. Dos 42 produtos autorizados, 14 estão classificados como “extremamente tóxicos”, quatro como “altamente tóxicos”, 16 estão classificados como “medianamente tóxicos” e oito como “pouco tóxicos”.

O Brasil é considerado um dos maiores consumidores de agrotóxicos do planeta. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que as intoxicações agudas por agrotóxicos sejam da ordem de 3 milhões anuais, sendo 2,1 milhões de casos nos países em desenvolvimento. Nesta mesma linha, um estudo do Instituto do Câncer (INCA) estimou há alguns anos que o brasileiro consome o equivalente a um galão de cinco litros de agrotóxico por ano.