Saúde

Mais de 36 mil casos de câncer colorretal são diagnosticados por ano no Brasil

Dr. Tadeu Gusmão Muritiba foi entrevistado sobre prevenção e tratamento

Por 7Segundos 26/06/2019 19h07
Mais de 36 mil casos de câncer colorretal são diagnosticados por ano no Brasil
Programa Conexão Saúde desta terça-feira (25) - Foto: Reprodução

Mais de 36 mil casos de câncer colorretal são diagnosticados por ano em todo Brasil, e é terceiro tipo câncer que mais mata. Por isso, o Dr. Jean Rafael levou um especialista para falar sobre prevenção e tratamento durante o programa Conexão Saúde dessa terça-feira (25).

O Dr. Tadeu Gusmão Muritiba, que também é mestre em ciências da saúde, disse que para aumentar as chances de cura é preciso focar em prevenção e tratamento precoce.

“Primeiro passo é prevenir com boa alimentação e evitar tabagismo. O segundo é o diagnostico precoce, onde o tratamento é mais eficaz. É prestar atenção em mudanças no habito intestinal”, explicou.

Ele também reiterou os fatores que podem causar a doença. “Estilo de vida, fast-food, obesidade, má alimentação são fatores determinantes. Há também um percentual genético, hereditário”, disse.

O especialista nesse tipo de câncer também chama atenção para pessoas que desistem de se tratar ao receberem o diagnostico.  

“Hoje existem vários tratamentos. A quimioterapia e radioterapia têm evoluído cada vez mais. O câncer colorretal é um dos melhores de se tratar. Há casos que só precisam de cirurgias, em outros só quimioterapia. Porém, manter a cabeça no lugar é importante”, afirma.