Geral

Em Arapiraca, a história da auxiliar de enfermagem premiada pelo trabalho de amor ao próximo

“Meu sonho era trabalhar na saúde para ajudar a diminuir a dor das pessoas”, afirma profissional

Por 7Segundos 21/06/2019 11h11
Em Arapiraca, a história da auxiliar de enfermagem premiada pelo trabalho de amor ao próximo
Francisca Antônia durante entrevista ao Portal 7Segundos - Foto: Reprodução vídeo

Há quase três décadas Francisca Antônia, 55, dedica sua vida a ajudar o próximo. Ela já trabalhou tirando as crianças do trabalho infantil em favelas, ajudou centenas de famílias nas associações de bairro, e na última década, dedicou-se aos trabalhos como técnica de enfermagem.

Nessa última função, trabalhou 12 anos cuidando de uma maneira muito especial dos pacientes do Centro de Atenção Psicossial (Caps) Nise da Silveira, na prefeitura de Arapiraca.

“Eu cuidava dos pacientes como uma mãe. Dava comida na boca, cortava as unhas, fazia campanha nas escolas de enfermagem para pedir roupas para quem não tinha. Eu ganhava abraços deles, ganhava carinho até segredos pessoais deles eu sabia”, relatou emocionada a técnica de enfermagem.

Desde junho de 2018, Francisca Antônia está desenvolvendo suas habilidades técnicas no Banco de Leite Humano de Arapiraca. “Fui recebida com muito amor por todos os profissionais do Banco de Leite”, relatou.

Toda essa trajetória de profissionalismo responsável, ético e amor aos pacientes, foi reconhecida, recentemente, com duas premiações do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de Alagoas e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).   

Francisca Antônia é a primeira técnica de enfermagem do Agreste a receber o Troféu Prêmio Enfermeira Rosa Maria Silva Medeiro 2018 e o Troféu Destaque da Enfermagem, ambos referente ao ano de 2018.

Desafios da vida

Além de toda dedicação na área profissional, Francisca Antônia teve que enfrentar desafios na vida profissional. Quando os dois filhos ainda eram pequenos, o marido abandonou a família e ela teve que cuidar das duas crianças sozinha.

Mas essa não foi a maior barreira a ser enfrentada. Logo após a separação, Francisca Antônia descobriu que estava com um câncer na tireoide. “Enfrentei tudo com muita fé e coragem" afirmou. .

Essa mulher guerreira, mãe dedicada, profissional competente conversou com a equipe do Portal 7Segundos e muito emocionada falou um pouco de sua trajetória de vida .

Veja a reportagem completa: