Geral

Projeto de Severino Pessoa incentiva socialização de crianças com doenças raras e graves

O projeto pretende instituir a gratuidade em eventos públicos artísticos-culturais, esportivos e de lazer

Por Assessoria 21/06/2019 07h07
Projeto de Severino Pessoa incentiva socialização de crianças com doenças raras e graves
O projeto pretende instituir a gratuidade em eventos públicos artísticos-culturais, esportivos e de lazer - Foto: Assessoria

É de autoria do deputado federal alagoano Severino Pessoa (PRB) o Projeto de Lei 3482/2019 que pretende instituir a gratuidade em eventos públicos artísticos-culturais, esportivos e de lazer para crianças e adolescentes com doenças raras ou graves. De acordo com a proposta, os acompanhantes terão direito à meia-entrada.

“Além do sofrimento imposto às crianças pelas doenças graves e raras, existe um isolamento social muito grande, principalmente das mais carentes. A arte, a cultura, o esporte e o lazer são comprovados instrumentos lúdicos que conduzem ao bem-estar físico e mental, capazes de melhorar significativamente o ânimo e o desejo de lutar pela vida”, defende o parlamentar.

Severino Pessoa destaca que em Alagoas e no Brasil o número de crianças e adolescentes com doenças graves e raras é expressivo. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 12 mil crianças e adolescentes são diagnosticadas com câncer a cada ano. Já as enfermidades raras são a segunda maior causa de mortalidade de pessoas menores de 18 anos. 6 mil das 8 mil doenças raras existentes afetam crianças.